Cartão de crédito: prático e perigoso

Quantas vezes você já passou o cartão de crédito nessa semana? O que parece ser prático pode gerar muita dor de cabeça. É grande o número de pessoas que ficam endividadas e põem em risco o orçamento doméstico. Para evitar transtornos, fique de olho nas dicas.

Debate com economistas esclarece causas da crise do Rio

O Departamento de Ciências Sociais e o Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade organizaram um encontro com os economistas Sergio Besserman e Manuel Thedim para discutir os problemas do Rio de Janeiro. As causas da recessão e medidas para o estado se recuperar foram apresentados no auditório do RDC.

Terceirização: o que pode mudar para o trabalhador?

Para discutir o impacto da terceirização para os trabalhadores brasileiros após a aprovação do projeto de terceirização da mão-de-obra. Especialistas ouvidos pela TV PUC-Rio apontam aspectos negativos e positivos da mudança.

As táticas de Bernardinho para vencer nos negócios

Que Bernardinho é um ídolo do esporte com várias conquistas, todo mundo sabe. O que poucos sabem é que ele também é um vitorioso na área de negócios. O técnico veio à PUC falar sobre seus empreendimentos e motivar os alunos a otimizar resultados em suas carreiras.

Economista diz que há muita “maquiagem” no pacote de ajustes de Pezão

A recessão econômica do país é apenas pano de fundo da crise que vive o estado do Rio. O pacote de ajustes do governador Luiz Fernando Pezão foi recebido com críticas e protestos de servidores. Convidamos o economista do Dieese Adhemar Mineiro para fazer um raio-X da crise.


PEC do teto de gastos: prós e contras

A proposta de emenda à Constituição que limita os gastos públicos por 20 anos tem gerado um intenso debate na sociedade. A TV PUC-Rio ouviu três economistas sobre o assunto, dois deles participaram de um debate promovido pelo Centro Acadêmico de Economia.


Lei que organizou mercado financeiro completa 40 anos

As sociedades anônimas existem no Brasil desde o século XIX. No final dos anos 70, entrou em vigor a legislação que trouxe inovações para o setor como a garantia de direitos dos acionistas minoritários e permitiu o desenvolvimento do mercado de capitais.


Mudança no BC

Um ex-professor e ex-aluno da PUC-Rio é o novo presidente do Banco Central do Brasil. Ilan Goldfajn tem o desafio de tentar ajudar a colocar em ordem a economia brasileira. Para o professor Roberto Simonard, do departamento de Economia, a troca no comando do BC é uma aposta do governo interino para expandir os investimentos.

Contas públicas

Imagine uma família em que a mãe perde 30% do salário. As contas começam a não fechar e os gastos só aumentam. Os bancos já não emprestam mais dinheiro e o nome entra na lista de devedores de crédito. Esse cenário turbulento é o que União e estados vêm enfrentando nos últimos dois anos, com aumento da dívida pública e de impostos. Em entrevista à TV PUC-Rio, o especialista em Direito Administrativo Manoel Peixinho critica a falta de planejamento desses governos.