Primeiro curta de ex-aluna ganha prêmio em Gramado

O curta-metragem “Cabelo bom”, dirigido por Swahili Vidal e Claudia Alves, ex-aluna de jornalismo, foi premiado na última edição do Festival de Gramado. O filme conta a história de três jovens negras que sofreram na infância por terem cabelo crespo.

Chacrinha completaria cem anos em 2017

Se estivesse vivo, Chacrinha completaria cem anos em 2017. Considerado por muitos como o maior comunicador da televisão brasileira, Abelardo Barbosa popularizou os programas de auditório e fez história em seus programas.


Silvio Tendler questiona atual sistema econômico

Em novo documentário, Silvio Tendler expõe as injustiças de uma sociedade ditada pelo capitalismo financeiro, que zela pela própria sobrevivência. Dedo na Ferida ganhou prêmio de melhor longa documentário pelo júri popular, no último Festival do Rio.

Longa de Walter Carvalho faz reflexão sobre arte de filmar

Um dos maiores diretores de fotografia do mundo, Walter Carvalho veio à PUC-Rio para falar de seu último trabalho “Um filme de cinema”. Para fazer o longa, Carvalho entrevistou cineastas como Bela Tárr, Andrezj Wajda, Gus van Sant e Ken Loach.


A arquitetura contemporânea de Brasil e Portugal

Pesquisadores brasileiros e portugueses estão mapeando a produção arquitetônica dos dois países no período pós-Revolução dos Cravos, em Portugal, e pós-ditadura militar, no Brasil. Na PUC, o trabalho reúne os departamentos de Arquitetura, História e Ciências Sociais.

Francisco Noa: literatura foi instrumento de resistência em Moçambique

Podemos entender muito da história dos lugares através da literatura. Moçambique, que foi colônia portuguesa até 1974, traz em sua arte literária o sentimento quase oposto do povo no período pré independência, quando viviam num território usurpado, e pós independência, quando se libertaram da imposição da cultura europeia.

A influência da Revolução Russa no cinema e no teatro

Com incentivo do governo soviético, o cinema e o teatro tiveram grandes avanços durante o período revolucionário russo. Em comemoração aos cem anos da Revolução Russa, a PUC-Rio organizou um evento sobre evolução da arte soviética nesse período.

Moda inclusiva ainda é mercado pouco explorado no Brasil

Vestir-se é uma necessidade básica, mas também uma questão de identidade e autonomia. Sobretudo para quem tem necessidades especiais. Um desfile de moda inclusiva mostrou que, apesar da demanda, o mercado de roupas adaptadas é pouco explorado no país.

A relação entre ritual e arte na dança afro-brasileira

Em seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, os bailarinos das companhias de dança Bamboyá e Carne Nobre falaram sobre a relação entre o ritual e a arte na dança afro contemporânea.