Exposição celebra os 50 anos da Tropicália

Em 1967, Caetano Veloso inaugurou a Tropicália. Cinquenta anos depois, o movimento ainda influencia diversas manifestações culturais. Para celebrar os 50 anos do disco “Tropicália ou Panis et Circenses”, o Centro Cultural Banco do Brasil organizou uma exposição.

Primeiro curta de ex-aluna ganha prêmio em Gramado

O curta-metragem “Cabelo bom”, dirigido por Swahili Vidal e Claudia Alves, ex-aluna de jornalismo, foi premiado na última edição do Festival de Gramado. O filme conta a história de três jovens negras que sofreram na infância por terem cabelo crespo.

Bienal quer seduzir novos leitores e público geek

Duelo de desenhos e oficinas de HQ estão entre as atrações da 18ª edição da Bienal do Livro, que quer conquistar novos leitores e seduzir o público geek. A Editora PUC-Rio também participa do evento, onde lança a obra completa do padre Manuel da Nóbrega.

FLIP 2017 discute diversidade e jornalismo cultural

Na feira literária de Paraty, ocorrida em julho, os autores Luaty Beirão e Marlon James falaram sobre as realidades políticas de seus países. Na programação paralela, o professor da PUC-Rio Arthur Dapieve refletiu sobre o futuro do jornalismo cultural.

A melancolia na obra de Machado de Assis

A melancolia na obra de Machado de Assis foi o tema de um encontro que reuniu o escritor Silviano Santiago e a filósofa portuguesa Anabela Mota Ribeiro. Eles analisaram como as perdas e as crises epiléticas influenciaram a obra do escritor.

Projeto da ONU alia arte e desenvolvimento sustentável

Em parceria com o coletivo de músicos "Baixada Nunca se Rende", a Organização das Nações Unidas desenvolveu o projeto “Música para Avançar o Desenvolvimento Sustentável”, que promove metas da Agenda 2030, tais como a erradicação da pobreza e da fome.

Plástico Bolha se desdobra em mostra que reúne mais de 500 poetas

A exposição ‘Poesia Agora’ traz obras de poetas contemporâneos vivos em instalações interativas na Caixa Cultural Rio de Janeiro. É a maior mostra de poesia do país com mais de 500 autores. O projeto é um desdobramento do jornal ‘Plástico Bolha’, nascido na PUC-Rio. 

Livro analisa acusações de comunismo contra Monteiro Lobato

Monteiro Lobato foi um dos grandes nomes da literatura infantil brasileira, mas sua obra foi alvo de críticas nos anos 1930. No livro “Monteiro Lobato: o reino de Deus para os pequenos”, Alessandro Rocha analisa as acusações de comunismo feitas pelo pe. Sales Brasil.

Grupo exibe a magia do cinema há 100 anos

A maior rede brasileira de cinemas do país completou 100 anos em grande estilo, com a pré-estreia de quatro longas e homenagem a grandes nomes da sétima arte. O grupo começou em Fortaleza e, hoje, possui 260 salas espalhadas em 15 cidades do país.