O espaço da mulher na música

Durante o Festival de Primavera, Aika Cortez, Caru e integrantes da banda de rock Troá discutiram as dificuldades de inserção feminina no mercado da música. Elas compartilharam experiências e sugeriram ideias de incentivo à atuação da mulher no cenário musical.

Contos de fadas e universo bíblico inspiram peças de desfile

Durante a 11ª Semana de Design, dezesseis alunos do curso de Moda da Universidade apresentaram peças de coleções criadas em sala de aula. Os estilistas se inspiraram em contos de fada, no universo bíblico e nas artes plásticas para construir as roupas.

Comunicação além da palavra é tema de peças de teatro

O Coletivo Dupla de 3 e o grupo de teatro da Arena Carioca Jovelina Pérola Negra apresentaram duas peças de teatro no Festival de Primavera deste ano. O ponto de partida das duas foi a capacidade de compreensão, que vai além da palavra falada.

Grupo Severiano Ribeiro comemora centenário

O Grupo Severiano Ribeiro foi criado há cem anos e hoje mantém 264 salas de cinema, dentre elas o Cine Odeon, no centro do Rio. Ao longo de sua existência, a empresa enfrentou muitos desafios como o fim dos cinemas de rua e a concorrência com as salas multiplex.

Exposição no Solar reflete sobre o tempo e a essência da vida

Na exposição Vazio Pleno, a artista plástica Ana Biolchini faz uma reflexão sobre o tempo, o espaço e suas conexões. As obras procuram fazer com que o espectador se encontre dentro de si mesmo e uma videoinstalação permite conhecer o processo criativo da artista.

Filme com orquestra ao vivo abre evento sobre Revolução Russa

No último dia 31, o filme "Um homem com uma câmera", de Dziga Vertov, foi exibido no cinema Odeon com o acompanhamento de uma orquestra ao vivo. A sessão marcou o início dos seminários "Arte e revolução: 100 anos da Revolução Russa".

Silvio Tendler questiona atual sistema econômico

Em novo documentário, Silvio Tendler expõe as injustiças de uma sociedade ditada pelo capitalismo financeiro, que zela pela própria sobrevivência. Dedo na Ferida ganhou prêmio de melhor longa documentário pelo júri popular, no último Festival do Rio.

A relação entre o cinema brasileiro e a literatura de cordel

Fundadora das Casas Brasileiras de Refúgio, que acolhe escritores exilados, a francesa Sylvie Debs esteve na Universidade para falar sobre literatura e cinema. Em sua pesquisa, Debs percebeu uma profunda relação entre o cinema brasileiro e a literatura de cordel.

A arte é o refúgio de quatro condenados à morte em peça

O grupo “Os Trágicos” já levou produções inspiradas em obras de William Shakespeare até para a Rússia. No Rio de Janeiro, o grupo encenou “Hamlet ou morte”, história de quatro condenados à morte que descobrem na arte a chance de salvar a própria pele.