Como evitar ruídos na comunicação

Ser claro é fundamental para evitar ruídos na comunicação, os famosos mal-entendidos. A jornalista Heloísa Fischer criou um blog para falar sobre a importância de usar adequadamente as palavras e apresentou esse trabalho em palestra na Universidade.


Mídias independentes discutem narrativas de guerrilha

Dar visibilidade a questões que, muitas vezes, passam despercebidas pela mídia comercial é o objetivo de quem produz a chamada narrativa de guerrilha, como o Coletivo Papo Reto. Um encontro organizado pela rede universitária Somos Todos Mídia discutiu o assunto.

Jornalista empreendedor: um novo perfil profissional

Para se adequar às novidades nos modos de produção, os jornalistas estão tendo que se reinventar. Segundo Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, além de uma boa pauta, a grande chave para o diferencial é empreender.

Tatuagens realistas transformam corpos em telas

A técnica do retrato, surgida com os pintores renascentistas, se atualiza nos traços das tatuagens cada vez mais precisas. O antropólogo Bernardo Conde observa que esse tipo de prática cultural se torna uma marca perene na sociedade do descarte.

Dubladores usam YouTube para se aproximar do público

Eles já emprestaram a voz para uma infinidade de personagens e, durante muito tempo, tinham o rosto desconhecido do grande público. Com a popularização do YouTube, alguns dubladores encontraram um jeito de se aproximar do público em canais próprios.

Historiador fala sobre questão racial e branquitude em curso

A convite do Coletivo Nuvem Negra, o historiador Lourenço Cardoso deu um onde abordou a questão racial e conceitos como branquitude. Durante os três dias de encontro, os participantes falaram ainda da importância de trabalhar a autoestima do negro.

Quem disse que ter profissão significa emprego fixo e rotina?

Antigamente, profissão era sinônimo de emprego fixo, rotina e bom salário, mas o século XXI está trazendo novas perspectivas e possibilidades para o mercado. E já tem gente investindo em carreiras como tatuador, cozinheiro ou grafiteiro sem culpa.


Pesquisadores analisam por que TV digital não promoveu inclusão

A partir de 25 de outubro, os moradores do Rio de Janeiro não vão mais receber o sinal analógico de TV aberta. Apenas o digital estará disponível, o que já ocorre em várias partes do país. Pesquisadores discutiram os percalços e o futuro da TV digital no Brasil.

Moda sem gênero ganha adeptos e atrai novos estilistas.

Diversas marcas no Brasil estão aderindo à moda que não se prende a um único gênero. O ex-aluno de design da PUC-Rio, Vinícius Pitô investe nesse segmento que não para de crescer. Ele cria roupas que refletem as mudanças culturais da sociedade.