Especial

Entrevistas e Séries
Como a Guerra na Argélia desfalcou a França na Copa de 58?

No último episódio da série “As Copas & o Mundo”, você vai descobrir que o rumo da Copa de 1958 poderia ter sido alterado caso a França contasse com dois de seus melhores jogadores. Eles desistiram de disputar o mundial para apoiar a independência da Argélia.

A Copa de 1938 e a derrota do nazismo no futebol

O quinto episódio da série “As Copas & o Mundo” mostra que a derrocada da Alemanha na Copa 1938. Após a anexação da Áustria, o time alemão herdou vários jogadores do excelente time austríaco dos anos 1930. Mas, na Copa, isso não deu muito certo...

Mussolini usou Copa de 1934 para fortalecer fascismo

No quarto episódio da série “As Copas & o Mundo”, você vai ver como Mussolini usou a Copa de 34 para ganhar popularidade. O mundial, realizado na Itália, terminou com a conquista do título pelos anfitriões, numa competição com arbitragens duvidosas.

A literatura vigorosa de Geovani Martins

Nascido em Bangu e morador do Vidigal, Geovani Martins já é sucesso internacional. Os direitos de seu primeiro livro, “O Sol na cabeça”, foram adquiridos por nove países. A obra de 13 contos do jovem de 26 anos, estreou na literatura com críticas positivas.

Escritor afegão recorda fuga da terra natal

O escritor e cineasta Atiq Rahimi nasceu no Afeganistão, mas, em 1984, devido à tensão política do país após a invasão da União Soviética, decidiu fugir para a França. Em entrevista, ele recorda o que viveu e fala como suas obras são um espelho dessa experiência.

Irã e EUA fizeram o jogo da paz na Copa de 1998

No terceiro episódio da série “As Copas & o Mundo”, você vai descobrir a história do jogo entre EUA e Irã em 1998. Inimigos históricos, a partida tinha tudo para ser uma das mais tensas daquela Copa. Mas, dentro de campo, uma surpresa alegrou o mundo.

Negros, brancos e árabes: o retrato da França de 1998

No segundo episódio da série “As Copas & o Mundo”, o único título da França até hoje. A conquista não foi só importante dentro de campo: fora dos gramados, jogadores que não nasceram na França representavam os milhares de imigrantes excluídos da sociedade francesa.

1978 foi a Copa da junta militar argentina

No primeiro episódio da série “As Copas & o Mundo”, uma das maiores polêmicas das Copas. Em 1978, os militares que governavam a Argentina resolveram usar o mundial como propaganda política. Até hoje, a vitória sobre o Peru gera suspeitas de manipulação.

A cada dia, 48 crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual

Dezoito de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Só em 2016, o Disque 100 registrou 17.523 denúncias de abuso e exploração sexual contra menores. A cada dia, 48 crianças são vítimas de violência sexual.