Curso celebra diversidade com muita arte

O curso Arte, Educação e Inclusão, voltado para pessoas com diversidade intelectual, encerrou as atividades em festa. Durante quatro meses, os doze alunos desenvolveram habilidades expressivas e narrativas, além de serem incluídos no ambiente universitário.

Ameaças à democracia na era Trump

Casos de corrupção e enriquecimento ilícito de políticos têm provocado o descontentamento de cidadãos com instituições democráticas e elites no mundo. Em conferência internacional, especialistas discutiram a sustentabilidade da democracia na era Trump.

Moda inclusiva ainda é mercado pouco explorado no Brasil

Vestir-se é uma necessidade básica, mas também uma questão de identidade e autonomia. Sobretudo para quem tem necessidades especiais. Um desfile de moda inclusiva mostrou que, apesar da demanda, o mercado de roupas adaptadas é pouco explorado no país.

A relação entre ritual e arte na dança afro-brasileira

Em seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, os bailarinos das companhias de dança Bamboyá e Carne Nobre falaram sobre a relação entre o ritual e a arte na dança afro contemporânea.

Um projeto para refletir sobre o Natal

A primeira edição do Projeto Natividades busca motivar uma reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal. Além de uma apresentação do Coral da PUC, que cantou canções natalinas, o evento promoveu palestras e exposição de presépios, com peças do mundo todo.

Múltiplos olhares sobre a África

O seminário Áfricas: Singular Plural discutiu diferentes abordagens sobre o continente. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, voltado a pós-graduandos da PUC-Rio e do mestrado em Relações Étnico-Raciais do Cefet.

No Alemão, violência exige estratégia no direito de ir e vir

A violência e a escassez de transporte público provocam impacto sobre a mobilidade dos 60 mil moradores do conjunto de favelas do Alemão. Um estudo elaborado pelo Brics Policy Center mostra como esses fatores afetam o dia a dia da população local.

A vanguarda cultural de 1967, meio século depois

O ano era 1967 e a cultura brasileira fervilhava com a ruptura provocada pela Tropicália. Cinquenta anos depois, um seminário do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades discutiu a relação entre as vanguardas da época e a teoria do subdesenvolvimento.

Prêmio Paulo Britto tem show do cantor Leoni

A 9ª edição do Prêmio Paulo Britto de Prosa e Poesia teve 76 trabalhos inscritos e, desta vez, funcionários da Universidade também puderam participar. A cerimônia de premiação teve homenagem do poeta Chacal a um ex-aluno e foi animada pelo show do cantor Leoni.