Tatuagens realistas transformam corpos em telas

A técnica do retrato, surgida com os pintores renascentistas, se atualiza nos traços das tatuagens cada vez mais precisas. O antropólogo Bernardo Conde observa que esse tipo de prática cultural se torna uma marca perene na sociedade do descarte.

FLIP 2017 discute diversidade e jornalismo cultural

Na feira literária de Paraty, ocorrida em julho, os autores Luaty Beirão e Marlon James falaram sobre as realidades políticas de seus países. Na programação paralela, o professor da PUC-Rio Arthur Dapieve refletiu sobre o futuro do jornalismo cultural.

Expectativa marca a chegada dos calouros

O Meu Primeiro Dia na PUC começou com uma programação voltada para os 166 calouros dos cursos de engenharia, matemática, física e química. Na recepção, os novos estudantes assistiram a palestras e conheceram o planejamento de cada curso. No final da programação, foi realizada uma missa de acolhida.

Uma história de superação através do esporte e da inclusão

Vitor Prudi teve um AVC com 15 anos mas isso não o derrubou. Pelo contrário: com o apoio da família, recomeçou a vida com força de vontade e alegria através do esporte e da inclusão. Agora ele criou sua própria marca de camisetas.

Avanço do conservadorismo põe a China em nova posição no mundo

Em setembro, a China vai sediar a 9ª Cúpula do Brics, encontro que deve aprofundar a cooperação entre os países-membros - Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e a própria China. Um encontro discutiu a importância da participação da nação asiática no bloco.

Professor emérito celebra 50 anos de sacerdócio

Em 29 de julho, uma missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus foi realizada para comemorar o jubileu do Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J. O jesuíta, doutor em engenharia elétrica, é presidente da mantenedora da PUC e da Fundação Padre Leonel Franca.

A melancolia na obra de Machado de Assis

A melancolia na obra de Machado de Assis foi o tema de um encontro que reuniu o escritor Silviano Santiago e a filósofa portuguesa Anabela Mota Ribeiro. Eles analisaram como as perdas e as crises epiléticas influenciaram a obra do escritor.

China e EUA disputam economia na América Latina

A disputa de americanos e chineses pelo comércio latino-americano é antiga. Mas após a vitória de Donald Trump e o avanço do conservadorismo americano, países como a Venezuela, Cuba e a Nicarágua veem na China uma saída para o domínio estadunidense.

O intercâmbio cultural entre China e América Latina

Os chineses foram os primeiros imigrantes a chegarem ao Brasil no século XIX e hoje já são mais de 280 mil espalhados pelo país. Cada mais jovens se interessam pela cultura do gigante asiático, que se tornou uma potência econômica mundial.