Espaço compartilhado

Já imaginou frequentar um banco sem portas giratórias, onde você pode relaxar, trocar ideias, estudar e fazer pesquisas? Esse é o perfil do novo espaço de coworking inaugurado no campus da Universidade.

Exposição é destaque na Semana de Cultura Religiosa

A exposição Sagrado Primitivo, intermédio de dois mundos, reuniu pinturas sobre manifestações humanas e religiosas, pelos olhos de Geraldo Lacerdine. A exposição fez parte da 10ª edição da Semana de Cultura Religiosa, organizada pelo departamento de Teologia.

70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Durante Aula Inaugural do curso de Ciências Sociais, o sociólogo Sergio Adorno, da USP, destacou o contexto em que foi criada e a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 1948.

O lugar de fala no combate ao racismo estrutural

O ciclo de debates “Arte e Política”, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades trouxe Conceição Evaristo, Wando D’Omulu e Wanderson Flor do Nascimento para falarem sobre a importância do lugar de fala no combate ao racismo.

Caravana denuncia crise e repressão na Nicarágua

Há cerca de cinco meses, a Nicarágua vive uma crise social e política. Uma caravana de nicaraguenses está percorrendo os países da América do Sul para denunciar a situação do país e a repressão contra manifestantes contrários ao governo de Daniel Ortega.

Pesquisa e inovação são pilares do desenvolvimento

A relação das universidades com o empreendedorismo foi tema da aula inaugural de domínio adicional sobre o assunto. Com experiência na área de tecnologia, o engenheiro de produção, formado pela UFRJ, Mauricio Guedes, ressaltou a importância do empreendedorismo.

2º Prêmio Ricardo Oiticica valoriza práticas leitoras

Criado em 2014, o Prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas Leitoras homenageia o antigo diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer), morto em 2013. Na cerimônia, foram distribuídos R$10 mil em premiações nas categorias Oralidade e Mediação.

Práticas inovadoras no ensino superior

Professores discutiram o das novas tecnologias pelos jovens e a necessidade de ressignificar o ambiente de sala de aula durante o III Seminário de Práticas Inovadoras no Ensino Superior. O debate foi promovido pela Coordenação Central de Educação a Distância.

Venezuelanos sem acesso a alimentos e remédios

A Venezuela vive uma das maiores crises humanitárias de sua história. Falta de alimentos e de remédios, violência e repressão fazem parte do dia a dia dos venezuelanos. Além disso, estima-se que a inflação atinja 1.000.000% até o fim do ano.