Os desafios de quem se dedica ao palco

De jovens atores ao veterano Amir Haddad, a paixão pelo palco é a mesma. Mas os desafios de quem escolhe se dedicar à arte do teatro são cotidianos. A falta de incentivo e de investimento dificulta a montagem de peças e afasta o público dessa arte.

O papel das elites na crise brasileira

Um seminário do Departamento de Ciências Sociais discutiu o papel das elites no país. Para analistas, a última eleição é reflexo de uma crise de representatividade e também de um desejo de substituir a elite política que governou o país nos últimos 30 anos.

O subúrbio carioca no palco do Teatro Cândido Mendes

A peça “Acabou o pó” faz você se identificar e gargalhar com situações cotidianas. Duas amigas do subúrbio carioca se encontram para tomar café, fofocar sobre o bairro e falar sobre os problemas. O espetáculo fica em cartaz até o dia 23 de dezembro.

Ex-Ministro Celso Lafer participa de colóquio sobre Hannah Arendt

O ex-Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, foi um dos convidados do 1° Colóquio Internacional sobre Hannah Arendt. No encontro, os participantes discutiram o totalitarismo e a importância do pensamento crítico e dos direitos dos cidadãos.

Quanto pode custar o descuido com a Amazônia?

Mudanças climáticas podem causar o fenômeno da savanização na região amazônica, o que provocaria uma extinção em massa de espécies, e prejuízo de até 3,5 trilhões de dólares. Para o prof. Bernardo Strassburg, agir agora será mais barato a longo prazo.

Márcio Garcia é novo professor titular da Economia

Com doutorado pela Universidade de Stanford e pós-doutorado pelo MIT, o economista Márcio Garcia tornou-se o quarto professor titular do Departamento de Economia. Garcia é especialista em economia monetária e fiscal, principalmente na área de dívida pública.

Bolsas de até R$100 mil para projetos científicos

Procuram-se cientistas talentosos fazendo grandes perguntas sobre o mundo. Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Serrapilheira oferece bolsas de até R$100 mil para fomentar a pesquisa no Brasil. O grupo quer formar líderes e promover a ciência no Brasil.

Riscos para a democracia nos 30 anos da Constituição

Um seminário organizado pelo Departamento de Ciências Sociais lembrou os 30 anos da Constituição Federal. Os participantes destacaram a força da participação popular na elaboração do texto e os riscos para a democracia no momento político atual.

Marcelo D2 estreia como diretor de cinema

“Amar é para os fortes” é o primeiro álbum com o conceito audiovisual do país. As faixas se tornaram o enredo do primeiro filme de Marcelo D2, batizado com o mesmo nome. O cantor participou de debate sobre a obra na última edição do Festival de Primavera.