Leitura pode ser caminho para a inclusão social

Organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, o II Simpósio Internacional de Leitura teve participação do escritor Mempo Giardinelli, contação de histórias com grupo Vozes da África e lançamento do livro do professor Sergio Bruni.

Diplomata Alberto da Costa e Silva fala de sua paixão pela África

Aos 86 anos, o diplomata Alberto da Costa e Silva é o principal especialista brasileiro em história da África. Autor de diversos livros, ele ocupa a cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras e participou de um debate organizado pelo departamento de Letras.

Homenagem aos 80 anos de Costa Lima vai render livro e vídeos

Formado em Direito e com doutorado em Letras, Luiz Costa Lima começou a trabalhar na PUC-Rio em 1965. Aos 80 anos, ele foi homenageado com uma série de entrevistas feitas por ex-alunos, que vai virar livro e vídeo. O autor lançou recentemente seu 28º livro.

Longa de Walter Carvalho faz reflexão sobre arte de filmar

Um dos maiores diretores de fotografia do mundo, Walter Carvalho veio à PUC-Rio para falar de seu último trabalho “Um filme de cinema”. Para fazer o longa, Carvalho entrevistou cineastas como Bela Tárr, Andrezj Wajda, Gus van Sant e Ken Loach.


Dez anos depois, Documento de Aparecida ainda influencia pastorais

O VIII Simpósio de Teologia celebrou os dez anos do Documento de Aparecida, texto redigido no final da V Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano. O Reitor da PUC-Rio mostrou afinidades entre o texto e a Encíclica Laudato Sì, escrita pelo Papa Francisco.


Avenida Brasil moldou o subúrbio carioca

Lugar de tráfego intenso, a Avenida Brasil é onde vivem milhares de pessoas: são 27 bairros em seu entorno. A via, que é a porta de entrada da cidade, foi tema de uma palestra do especialista em planejamento urbano e regional, Pedro Henrique Campello Torres.

Parceria de seis anos promove a cultura chinesa

Em 2017, o Instituto Confucius celebra seis anos de parceria com a Universidade. Com mais de 520 sedes espalhadas pelo mundo, o instituto divulga a cultura e a língua chinesas em diferentes países. A unidade PUC-Rio é considerada a melhor da América Latina.

Trabalhar com conforto é fundamental para preservar a saúde

Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, uma palestra mostrou a importância da ergonomia. Conhecida como a ciência do conforto, ela procura fazer melhorias nas interações de humanos com máquinas e equipamentos de trabalho para melhorar a produtividade.

Vencer a desigualdade ainda é desafio para o país

O III Seminário Internacional Desafios da Diversidade e da Desigualdade, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, apresentou aos alunos uma visão ampla dos problemas sociais, políticos e culturais do Brasil contemporâneo.