Terapia com música promove bem-estar e previne doenças

A musicoterapia tem sido utilizada como auxiliar em diversos tratamentos de doenças ou transtornos, como os do espectro autista e em processos de reabilitação. Além disso, a música melhora o humor e promove a sensação e bem-estar físico e mental.


Cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar

Estudos mostram que o cigarro eletrônico tem menos substâncias tóxicas em comparação ao cigarro convencional. Mas isso não significa que o dispositivo é bom para a saúde. O comércio desse dispositivo é proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Vacina é uma das esperanças na luta contra o câncer

Novos métodos de tratamento contra o câncer, como uma vacina antitumoral, foram tema do Simpósio de Inovação e Tecnologia em Saúde, promovido pela PUC-Rio, em parceria com o INCA. O câncer é a segunda causa de morte no país, atrás apenas de doenças cardiovasculares.


Ir ao dentista previne diabetes e doenças cardiovasculares

Um encontro promovido pelo Instituto de Odontologia (IOPUC) discutiu como a periodontite – infecção e perda do tecido da gengiva e dos ossos do maxilar – pode influenciar a prevalência de outras doenças, como diabetes e as cardiovasculares.

Transplante de tecido ósseo é pouco utilizado pelos dentistas

Um seminário organizado pelo Instituto de Odontologia da PUC-Rio (Iopuc) reuniu profissionais da área, alunos e ex-alunos para tratar de novas técnicas nas áreas de implantodontia e periodontia. Cada participante doou um brinquedo para crianças da Maré.

Trabalhar com conforto é fundamental para preservar a saúde

Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, uma palestra mostrou a importância da ergonomia. Conhecida como a ciência do conforto, ela procura fazer melhorias nas interações de humanos com máquinas e equipamentos de trabalho para melhorar a produtividade.

Brasil tem 4 mil casos de fibrose cística

Estima-se que mais de 6 mil pessoas sejam portadoras de fibrose cística, doença genética rara que afeta, principalmente pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Em setembro, uma série de atividades marcou o Setembro Roxo, mês de conscientização sobre a doença.


O uso da ritalina no ambiente acadêmico

A pressão por resultados na escola ou na faculdade é a justificativa de jovens para usar ritalina. O remédio é indicado para tratar déficit de atenção (TDAH) e hiperatividade. Mas especialistas alertam para os riscos da anfetamina, que pode gerar dependência.

Quem disse que rock não é coisa de idoso?

No Rock in Rio, os vovôs do rock mostraram que têm energia de sobra apesar da idade. Eles são apenas alguns exemplos de como viver a terceira idade mudou ao longo do tempo. No domingo, 1 de outubro, a PUC realiza atividades para celebrar o Dia do Idoso.