Ameaças à democracia na era Trump

Casos de corrupção e enriquecimento ilícito de políticos têm provocado o descontentamento de cidadãos com instituições democráticas e elites no mundo. Em conferência internacional, especialistas discutiram a sustentabilidade da democracia na era Trump.

O papel do Brasil na missão de paz no Haiti

A missão brasileira no Haiti durou treze anos e, após o sucesso dela, as Forças Armadas foram convidadas para outras ações de paz, no Líbano e na Ásia. Um seminário do Ministério da Defesa discutiu o êxito da atuação do Brasil na ilha caribenha.

Os 13 anos da missão brasileira no Haiti em debate

Em 2004, o Brasil enviou uma missão de paz para conduzir os trabalhos de estabilização no Haiti após a deposição do então presidente Jean-Bertrand Aristide. Os desafios e conquistas dessa operação foram discutidos em seminário realizado pelo Ministério da Defesa.

A relação entre crise humanitária e situações de refúgio

A instabilidade em países como a Venezuela deixa a população vulnerável e deslocar-se internamente ou buscar refúgio em nações vizinhas se torna uma das únicas alternativas. Em um workshop, a importância da comunidade internacional reconhecer situações de crise humanitária foi abordada.

Em seminário, militares simulam ações em terra contra rebeldes

Durante o seminário que discutiu a participação brasileira na estabilização do Haiti, militares simularam ações em terra contra grupos rebeldes. O encontro foi organizado pelo ministério da Defesa, em parceria com a ONU, a Academia Brasileira de Letras e a PUC-Rio.

As mulheres que fizeram a Revolução Russa

Há cem anos, o estouro da Revolução Russa mudou o curso do mundo para sempre. Pouca gente sabe que, no cerne do movimento, estava um grupo de mulheres. Intelectuais ou operárias, elas estavam na vanguarda das transformações sociais realizadas na década de 1920.

A Revolução Russa, 100 anos depois

O 7 de novembro marca oficialmente o centenário da Revolução Russa, data que não faz mais parte do calendário de comemorações do país, mas marca o momento em que os bolcheviques chegaram ao poder. O impacto do socialismo soviético é tema de uma entrevista especial.

Jornalista americano revela desafios de cobrir governo Trump

O americano Ryan Lizza, da revista The New Yorker, participou do Festival Piauí Globonews de Jornalismo e falou sobre o cenário da profissão em seu país. Em entrevista à TV PUC-Rio, ele falou sobre fake news, futuro do jornalismo e Donald Trump.

Encontro aborda as marcas colonialismo na atualidade

Em encontro realizado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, pesquisadores brasileiros e estrangeiros refletiram sobre as consequências do colonialismo para a construção das identidades culturais, raciais e de gênero na sociedade contemporânea.