Os desafios de povos indígenas no campo e na cidade

Durante a Semana de Estudos Amazônicos, especialistas discutiram os desafios de povos indígenas após ações que causaram grande impacto ambiental. Hoje, muitos grupos lutam para recuperar as tradições na cidade através de uma resistência afirmativa.

População urbana deve se engajar nos problemas da Amazônia

A intervenção do homem na Amazônia coloca em risco as riquezas naturais e culturais da maior floresta tropical do mundo e povos nativos lutam pela recuperação de seu território e identidade. Essas questões foram tema da Semana de Estudos Amazônicos na PUC-Rio.

Bambu é alternativa sustentável para construção civil

Versátil e resistente, o bambu já era utilizado na construção de casas pelos povos tradicionais. O uso da planta em construções sustentáveis atraiu a atenção de estudantes que participaram da Semana Integrada das Engenharias.



Falta de planejamento urbano dificulta aumento do uso de bicicleta

As bicicletas elétricas ganharam espaço na cidade e hoje são referência em mobilidade urbana. Em palestra realizada na 3ª edição da Semana Integrada de Engenharia, o empresário Rodrigo Affonso apontou os desafios da mobilidade urbana.

Biodiversidade e água no campus em debate

Água e biodiversidade foram os temas da primeira oficina da 23ª Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio. No encontro, alunos de vários cursos discutiram o consumo racional de água. As sugestões dos alunos devem ser incorporadas à nova agenda ambiental da Universidade.


Alunos sugerem projeto para promover consciência ecológica no campus

Ações educativas, mobilidade, saúde, resiliência e comunicação foram temas do penúltimo dia da Semana de Meio Ambiente. Nas oficinas, alunos de diferentes cursos deram sugestões que poderão ser incorporadas à Agenda Ambiental da Universidade.

Governos locais têm papel importante nas mudanças climáticas

As mudanças climáticas foram tema de debate durante a Semana de Meio Ambiente, organizada pelo NIMA. Dentre os assuntos discutidos, estavam a saída dos EUA do Acordo de Paris e o papel de governos locais para frear as mudanças climáticas.

Estudantes do Net Impact pensam soluções para temas do G20

Um grupo de alunos decidiu montar na Universidade uma célula do Net Impact, uma associação sem fins lucrativos que conta com mais de cem mil integrantes espalhados pelo mundo. O objetivo é pensar e propor soluções sustentáveis para problemas do mundo corporativo.

Alunos pensam como melhorar mobilidade no campus

Pensar a mobilidade e a melhor utilização de espaços de convivência no campus foi o tema de umas das oficinas da XXIII Semana de Meio Ambiente, que teve a participação de alunos de diferentes cursos. As ideias podem fazer parte da nova Agenda Ambiental da PUC-Rio.