Coral com moradores de rua emociona na Semana de Meio Ambiente

A Encíclica Laudato Sì, escrita pelo Papa Francisco e lançada em 2015, foi tema da 24ª edição da Semana de Meio Ambiente na Universidade. Além de debates, houve premiação de projetos ambientais e a apresentação de um coral com moradores de rua.

Um passeio ecológico pelo campus

Durante a Semana de Meio Ambiente, o Nima organizou uma caminhada para observar animais e plantas que, muitas vezes, passam despercebidos por quem está na Universidade todos os dias. A jornada foi guiada pelos professores Roosevelt Fideles e Henrique Rajão.

Os novos rumos da política ambiental brasileira

Em palestra organizada pelo Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio, a ex-ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira destacou que a agenda ambiental urbana brasileira precisa ganhar outro patamar de importância.

Desastre de Mariana ainda inspira debates sobre segurança de barragens

Mais de dois anos se passaram desde a tragédia que devastou Bento Rodrigues, no interior de Minas Gerais. Um seminário da pós-graduação de Engenharia Civil reuniu especialistas para debater o que mudou na segurança de barragens no Brasil desde então.

Plásticos feitos de batata e cana são apostas do mercado verde

A preocupação com o meio ambiente abriu um novo mercado: o dos bioplásticos, feitos a partir de batata e cana-de-açúcar. Durante o II Simpósio de Química e Engenharias Química e de Materiais, o chamado plástico verde foi tema de uma das palestras.

População urbana deve se engajar nos problemas da Amazônia

A intervenção do homem na Amazônia coloca em risco as riquezas naturais e culturais da maior floresta tropical do mundo e povos nativos lutam pela recuperação de seu território e identidade. Essas questões foram tema da Semana de Estudos Amazônicos na PUC-Rio.

Os desafios de povos indígenas no campo e na cidade

Durante a Semana de Estudos Amazônicos, especialistas discutiram os desafios de povos indígenas após ações que causaram grande impacto ambiental. Hoje, muitos grupos lutam para recuperar as tradições na cidade através de uma resistência afirmativa.

Áreas verdes foram instrumento de segregação racial na África do Sul

Um estudo da pesquisadora do Museu Nacional de História Natural de Paris, Nadia Belaïdi, mostrou como áreas verdes foram instrumento de segregação durante o apartheid na África do Sul. Ela apresentou o trabalho em um seminário sobre ecologia social na Universidade.

Bambu é alternativa sustentável para construção civil

Versátil e resistente, o bambu já era utilizado na construção de casas pelos povos tradicionais. O uso da planta em construções sustentáveis atraiu a atenção de estudantes que participaram da Semana Integrada das Engenharias.