Bioeconomia poderia tornar Brasil líder em desenvolvimento

Em debate promovido pelo Departamento de Direito e pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente, o NIMA, especialistas afirmaram que a crise climática produz injustiça pois quem paga pelos efeitos não é quem a produz. O tema central do encontro foram os desafios jurídicos frente às mudanças climáticas.

O impacto do agronegócio para a Amazônia

Segundo o IBGE, o agronegócio é responsável por 22% do PIB brasileiro e por 43% da receita das exportações. Mas é também um dos setores com mais impacto sobre o meio ambiente. A crise socioambiental foi tema do 5º Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião.

Greta Thunberg e jovens brasileiros em defesa do clima

A jovem sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, discursou na Cúpula do Clima na ONU. No Brasil, jovens também foram às ruas na terceira greve global pelo clima. Em discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as queimadas na Amazônia são uma “falácia”.

O risco de retrocessos ambientais

Debate promovido pelo Departamento de Direito discutiu o princípio da vedação, que poderia evitar retrocessos em questões ambientais. Os participantes destacaram a necessidade de pensar também aspectos sociais e a integração do homem com a natureza.

Recuperação de áreas queimadas na Amazônia pode levar até 200 anos

Mais da metade dos incêndios registrados este ano estão concentrados na Amazônia. A TV PUC conversou sobre o problema com o professor e diretor do departamento de Geografia, Alexandro Solórzano. Ele criticou o enfraquecimento da política ambiental do país.