Controle do Estado e remoção de favelas na ditadura

Há 50 anos a favela da Praia do Pinto, localizada entre os bairros da Lagoa e Leblon, foi incendiada em um período de constantes políticas de remoção. O Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais, LEUS, promoveu um seminário para falar sobre a remoção dessa favela e o controle do Estado na época.

Políticas públicas inovadoras para as cidades

Educação, saneamento básico e políticas ambientais foram os temas do seminário Cidades Funcionais, promovido pela Liga de Políticas Públicas da PUC-Rio, em parceria com o Laboratório de Inovação em Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas.

Trabalho informal e desemprego nas favelas

Durante a Semana das Comunidades da PUC Rio, cientistas sociais e moradores discutiram a falta de investimento econômico e social nas favelas. Segundo eles, o trabalho informal sempre foi a realidade para os moradores, mesmo antes da crise econômica.

Quatro meses depois de chuva, Niemeyer e túnel ainda têm obras

Quatro meses depois da forte chuva que atingiu a cidade, em maio, a Avenida Niemeyer e o Túnel Acústico Rafael Mascarenhas ainda têm obras da prefeitura. A avenida, que liga o Leblon a São Conrado, continua interditada gerando transtorno para que passava por ela diariamente.Já o Túnel funciona normalmente e, de acordo com secretaria de Infraestrutura e Habitação, o local não corre riscos de novas acidentes. No trânsito, uma alternativa para os motoristas foi a abertura do Viaduto Graça Couto, que liga o Túnel Zuzu Angel a Rua Marquês de São Vicente, na Gávea.

Metrô Gávea: estudo aponta risco de afundamento na obra

Estudo elaborado por professores da PUC-Rio sobre as condições da estação Gávea do Metrô sugere concluir as obras como melhor alternativa. O documento foi encaminhado à Secretaria Estadual de Transportes do Rio, ao Ministério Público Estadual, à AmaGávea e à Frente Parlamentar Pró-Linha 4.