Avenida Brasil moldou o subúrbio carioca

Lugar de tráfego intenso, a Avenida Brasil é onde vivem milhares de pessoas: são 27 bairros em seu entorno. A via, que é a porta de entrada da cidade, foi tema de uma palestra do especialista em planejamento urbano e regional, Pedro Henrique Campello Torres.

O Rio de Janeiro e a crise na segurança

Manchetes refletem marcas da realidade carioca e as tragédias diárias colocam em risco um futuro de paz. Em meio à onda de violência, o diretor de redação do Jornal EXTRA, Octávio Guedes, cria editoria “Guerra do Rio”.


Iniciativa de ex-alunos busca dar voz a quem está na rua

Ouvir histórias e transformar a cidade. Esse é o objetivo do Rio Invisível, projeto de dois ex-alunos de Comunicação Social da PUC-Rio que já tem mais de 90 mil curtidas no Facebook e busca dar voz às pessoas que vivem nas ruas da cidade.

Ciespi lança campanha para primeira infância na Rocinha

Chamar a atenção para os desafios no atendimento à primeira infância na Rocinha é o tema central da recente campanha do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, o Ciespi. Além da conscientização, as ações buscam também envolver o poder público.

Aplicativo pode ajudar a combater intolerância religiosa

No Rio de Janeiro, as maiores vítimas de intolerância religiosa são seguidores de religiões de matriz africana, que representam 91% dos casos registrados entre agosto e outubro. Para combater esse tipo de violência, um aplicativo foi desenvolvido para auxiliar nas denúncias.

No Alemão, violência exige estratégia no direito de ir e vir

A violência e a escassez de transporte público provocam impacto sobre a mobilidade dos 60 mil moradores do conjunto de favelas do Alemão. Um estudo elaborado pelo Brics Policy Center mostra como esses fatores afetam o dia a dia da população local.

Unidades socioeducativas do Rio funcionam como presídios

Um relatório do Mecanismo Estadual de Combate e Prevenção à Tortura, que analisou as unidades socioeducativas do Rio de Janeiro, revela que essas instituições funcionam como presídios. Os dados revelam uma realidade de violência no atendimento a menores em conflito com a lei.

BQ do Bem transforma o Natal de crianças do Vidigal

Após o falecimento do jovem Bruno Queiroz, amigos e familiares transformaram a dor em sementes de amor. Assim nasceu o projeto BQ do Bem. Hoje, apadrinhadas por alunos da universidade, 180 crianças do Vidigal participaram da festa de Natal organizada pelo projeto.

Projeto solidário prepara festa de Natal para crianças do Vidigal

Apadrinhadas por alunos da PUC-Rio, 180 crianças de diferentes creches da comunidade do Vidigal vão receber presentes de Natal no dia 16 de dezembro, no ginásio da Universidade, em uma festa de confraternização realizada pelo projeto BQ do Bem.