As contradições da república brasileira

Quando Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, em 1889, o Brasil estava prestes a entrar em um período contraditório: marcado por duas ditaduras, avanços nas questões sociais e uma economia que alternou o liberalismo econômico com a intervenção estatal.

Falta de planejamento de parques eólicos gerou impactos no NE

Desde o apagão que deixou o Brasil às escuras em 2001, o Governo Federal começou a diversificar a matriz elétrica do país, investindo em energias sustentáveis, como a eólica. Em 2016, o Brasil passou a Itália no ranking mundial de capacidade instalada, ficando em 9°.

Nova lei trabalhista pode gerar desigualdade

As mudanças na lei trabalhista, aprovadas em julho, entram em vigor no próximo dia 11 de novembro. Um seminário discutiu os impactos das medidas com estudantes de Direito. Para os participantes, há um receio de que as alterações gerem mais desigualdade.

Ser alfabetizado em mais de um idioma pode ajudar no aprendizado

O aumento de escolas bilíngues no país trouxe questionamentos sobre a eficiência de alfabetizar uma criança em mais de um idioma. A professora da UFRGS Ingrid Finger veio à PUC-Rio durante o VI Ciclo de Debates em Linguagem para falar sobre o bilinguismo.

Quanto vale o Brasil que lê e quanto custa o Brasil que não lê?

Um simpósio organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio reforçou a importância da leitura de pessoas e realidades, além da dos livros. Nele, foram apresentadas experiências do poder de transformação da prática da leitura.

Isolamento impede desenvolvimento de quilombolas

Apesar de habitarem paraísos ecológicos como unidades de conservação, os quilombolas também vivem sob condições de extrema pobreza. Essa combinação, que impede a entrada de novas tecnologias atrapalha o desenvolvimento das comunidades, afirma pesquisador.


Leitura pode ser caminho para a inclusão social

Organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, o II Simpósio Internacional de Leitura teve participação do escritor Mempo Giardinelli, contação de histórias com grupo Vozes da África e lançamento do livro do professor Sergio Bruni.

Vencer a desigualdade ainda é desafio para o país

O III Seminário Internacional Desafios da Diversidade e da Desigualdade, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, apresentou aos alunos uma visão ampla dos problemas sociais, políticos e culturais do Brasil contemporâneo.

Criminalista defende revisão do Estatuto do Desarmamento

O maior atentado a tiros da história dos Estados Unidos reacendeu o debate sobre porte e venda de armas entre os americanos. No Brasil, o Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003, não foi suficiente para diminuir o número de homicídios.