Especialistas discutem educação e desigualdade no país

Especialistas se reuniram na Universidade para discutir o modelo tradicional de escola e os desafios da educação frente às novas tecnologias. O encontro abordou os problemas da educação pública e como a tecnologia pode melhorar o ensino brasileiro.


Presidente do STF afirma que é preciso acreditar no país

A Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Cármen Lúcia esteve na PUC-Rio a convite do Centro Acadêmico de Direito. Ela falou para um auditório lotado sobre intolerância, o momento político atual e a descrença dos brasileiros.

Especialistas apontam mudanças em medidas socioeducativas de jovens

Especialistas apontam mudanças na política de medidas socioeducativas. Segundo eles, em alguns estados, houve redução de medidas com restrição de liberdade. Nesses casos, jovens que cometeram infrações ficam em casa e a família tem acompanhamento de profissionais.

Grupo defende legalização das drogas para reduzir violência

O modelo de combate às drogas no país é inspirado na política americana implantada nos anos 70 pelo presidente Nixon. Um grupo de policiais, juízes, promotores e agentes penitenciários defende a legalização e regulação desse mercado para reduzir a violência.

Levantamento mostra retrato da primeira infância no Brasil

O Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi), lançou uma série de indicadores sobre a primeira infância. O trabalho foi coordenado pela professora Irene Rizzini, do Departamento de Serviço Social, em parceria com o portal Data Zoom.

Molon defende eleições diretas já com base em lei de 2015

O deputado Alessandro Molon (Rede/RJ), que protocolou o primeiro pedido de impeachment do presidente Michel Temer, defende a realização de eleições diretas antes de 2018. Ele participou de um bate-papo sobre o cenário político atual a convite do IRI/ PUC-Rio.

Reforma trabalhista pode enfraquecer movimento sindical

Em conturbado momento político, o país discute ampla reforma nas leis trabalhistas e na Previdência. Cem anos após a primeira greve geral e ainda sob o impacto da última greve convocada por centrais sindicais, estudiosos analisam o impacto das reformas para o movimento sindical.

Campanha da Fraternidade e os biomas brasileiros

A Campanha da fraternidade deste ano tem como tema os biomas brasileiros e a defesa da vida. Um deles, a Mata Atlântica, concentra mais de 60% da população brasileira e tem apenas 16% da mata original restante. Conheça os desafios de sua preservação.

De Collor a Dilma, o que levou o país a uma crise de hegemonia?

Em entrevista especial à TV PUC-Rio, o cientista político Cesar Romero Jacob acredita que o país atravessa uma crise de hegemonia política, com reflexos nos três poderes. Jacob faz uma análise minuciosa da situação que levou à queda da presidente Dilma Rousseff com um golpe parlamentar.