Vencer a desigualdade ainda é desafio para o país

O III Seminário Internacional Desafios da Diversidade e da Desigualdade, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, apresentou aos alunos uma visão ampla dos problemas sociais, políticos e culturais do Brasil contemporâneo.

As contradições da república brasileira

Quando Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, em 1889, o Brasil estava prestes a entrar em um período contraditório: marcado por duas ditaduras, avanços nas questões sociais e uma economia que alternou o liberalismo econômico com a intervenção estatal.

Os desafios do sistema penitenciário brasileiro

Há 25 anos, o massacre do Carandiru, em São Paulo, inaugurava uma nova política de encarceramento no Brasil, com a construção de presídios e o aumento do número de presos, o que gerou uma série de questionamentos sobre o sistema penitenciário brasileiro.

Falta de planejamento de parques eólicos gerou impactos no NE

Desde o apagão que deixou o Brasil às escuras em 2001, o Governo Federal começou a diversificar a matriz elétrica do país, investindo em energias sustentáveis, como a eólica. Em 2016, o Brasil passou a Itália no ranking mundial de capacidade instalada, ficando em 9°.

Isolamento impede desenvolvimento de quilombolas

Apesar de habitarem paraísos ecológicos como unidades de conservação, os quilombolas também vivem sob condições de extrema pobreza. Essa combinação, que impede a entrada de novas tecnologias atrapalha o desenvolvimento das comunidades, afirma pesquisador.


Identidade e resistência contra o preconceito de cor

Novembro foi escolhido como o mês da Consciência Negra como uma forma de exaltar a memória de Zumbi dos Palmares, um dos líderes na luta contra a escravidão. Nas redes sociais, episódios recentes mostram que, no Brasil, ainda há preconceito de cor.

Enem: até quando vale a liberdade de expressão?

Às vésperas do primeiro dia do Enem deste ano, o STF confirmou uma decisão que impedia a anulação de redações que desrespeitassem os direitos humanos. O Programa de Educação Tutorial de Relações Internacionais promoveu um debate sobre o tema.

Nova lei trabalhista pode gerar desigualdade

As mudanças na lei trabalhista, aprovadas em julho, entram em vigor no próximo dia 11 de novembro. Um seminário discutiu os impactos das medidas com estudantes de Direito. Para os participantes, há um receio de que as alterações gerem mais desigualdade.

Ser alfabetizado em mais de um idioma pode ajudar no aprendizado

O aumento de escolas bilíngues no país trouxe questionamentos sobre a eficiência de alfabetizar uma criança em mais de um idioma. A professora da UFRGS Ingrid Finger veio à PUC-Rio durante o VI Ciclo de Debates em Linguagem para falar sobre o bilinguismo.