Mais de dois anos se passaram desde a tragédia que devastou Bento Rodrigues, no interior de Minas Gerais. Um seminário da pós-graduação de Engenharia Civil reuniu especialistas para debater o que mudou na segurança de barragens no Brasil desde então.
A preocupação com o meio ambiente abriu um novo mercado: o dos bioplásticos, feitos a partir de batata e cana-de-açúcar. Durante o II Simpósio de Química e Engenharias Química e de Materiais, o chamado plástico verde foi tema de uma das palestras.
A intervenção do homem na Amazônia coloca em risco as riquezas naturais e culturais da maior floresta tropical do mundo e povos nativos lutam pela recuperação de seu território e identidade. Essas questões foram tema da Semana de Estudos Amazônicos na PUC-Rio.
Durante a Semana de Estudos Amazônicos, especialistas discutiram os desafios de povos indígenas após ações que causaram grande impacto ambiental. Hoje, muitos grupos lutam para recuperar as tradições na cidade através de uma resistência afirmativa.
Um estudo da pesquisadora do Museu Nacional de História Natural de Paris, Nadia Belaïdi, mostrou como áreas verdes foram instrumento de segregação durante o apartheid na África do Sul. Ela apresentou o trabalho em um seminário sobre ecologia social na Universidade.
Versátil e resistente, o bambu já era utilizado na construção de casas pelos povos tradicionais. O uso da planta em construções sustentáveis atraiu a atenção de estudantes que participaram da Semana Integrada das Engenharias.
As bicicletas elétricas ganharam espaço na cidade e hoje são referência em mobilidade urbana. Em palestra realizada na 3ª edição da Semana Integrada de Engenharia, o empresário Rodrigo Affonso apontou os desafios da mobilidade urbana.
Água e biodiversidade foram os temas da primeira oficina da 23ª Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio. No encontro, alunos de vários cursos discutiram o consumo racional de água. As sugestões dos alunos devem ser incorporadas à nova agenda ambiental da Universidade.
Ações educativas, mobilidade, saúde, resiliência e comunicação foram temas do penúltimo dia da Semana de Meio Ambiente. Nas oficinas, alunos de diferentes cursos deram sugestões que poderão ser incorporadas à Agenda Ambiental da Universidade.