A jovem Kherima fazia parte do acervo de peças egípcias do Museu Nacional. Antes de ter sido destruída pelo incêndio do Museu, pesquisadores de quatro instituições, incluindo da PUC-Rio, fizeram uma tomografia da múmia. Com as informações, o projeto V-HORUS criou uma versão 3D da múmia.
Uma pesquisa apresentada na Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa em Química busca encontrar moléculas capazes de curar a Doença de Chagas, que mata 14 mil pessoas por ano na América Latina. Este ano, o encontro foi feito em parceria com o Instituto Militar de Engenharia.
Uma pesquisa da aluna de Biologia Lucia Sousa mostra que a Brillantaisia Lamium, chamada de Erva-de-bicho, é capaz de acumular metais que estão no solo do Parque da Cidade. Mesmo sendo uma espécie invasora, a planta ajuda a manter a biodiversidade da área de conservação.
A queda dos investimentos em educação e ciência traz desafios para todos os campos acadêmicos. Durante o Seminário Internacional Mapeando as Humanidades do Século XXI na América Latina, professores de sete países discutiram experiências e tendências das humanidades no continente.
O cigarro eletrônico é visto como uma das alternativas para o vício de fumar. Porém, a diferença química entre ele e o cigarro convencional mostra que as consequências para o organismo do ser humano podem ser iguais. O tema foi abordado no seminário “Produtos de tabaco de nova geração”, organizado pelo Departamento de Química da PUC-Rio.
Durante a 5ª Semana Integrada de Engenharia, o engenheiro Marcelo Sales falou sobre os impactos da inteligência artificial para o mercado de trabalho. Segundo pesquisa da Universidade de Brasília, 30 milhões de empregos vão ser extintos até 2026, apenas no Brasil.
Durante a 5ª Semana Integrada de Engenharia, a SIEng, alunos aprenderam como se monta um robô de combate. O Touro Feather, de 13 kg, é um dos robôs da equipe da Riobotz, participou de diversas competições e, em breve, será aposentado.
De robôs-aspiradores a assistentes de voz, a inteligência artificial já está incorporada à rotina das pessoas. O 6º Midforum, organizado pelo Departamento de Comunicação Social, convidou o pesquisador Augusto Baffa para discutir os avanços e mitos sobre o tema.
Tem gente que já foi atendida por um bot e nem percebeu. Isso porque muitas empresas estão investindo nessa tecnologia para fazer atendimento ao cliente. Mas os bots têm muitas aplicações e já são usados na indústria de jogos. Saiba mais na entrevista com o professor Augusto Baffa.