O Rio de Janeiro pós-intervenção federal

Apesar da intervenção federal, a violência continua presente no estado do Rio. Em janeiro, 160 pessoas foram mortas por policiais e uma menina de 12 anos morreu com um tiro de fuzil. O pesquisador Pedro Paulo da Silva discute onde falham as políticas de segurança. 

Projeto ajuda jovens a estudarem em boas escolas

O Ismart ajuda jovens de baixa renda a estudarem em escolas de excelência. Além de bolsas de estudo, o projeto social custeia transporte, alimentação, livros, uniforme e oferece apoio psicológico. Mais de três mil alunos já participaram do projeto.

 

Os negros no Brasil em uma perspectiva teológica

Um encontro da Cátedra Carlo Maria Martini discutiu a realidade da população negra numa perspectiva teológica. Participaram representantes da Frente de Evangélicos pelo Estado Democrático de Direito e do Centro Cultural de Tradições Afro-Brasileiras Ulê Asé Egi Omim.

O papel das elites na crise brasileira

Um seminário do Departamento de Ciências Sociais discutiu o papel das elites no país. Para analistas, a última eleição é reflexo de uma crise de representatividade e também de um desejo de substituir a elite política que governou o país nos últimos 30 anos.

Riscos para a democracia nos 30 anos da Constituição

Um seminário organizado pelo Departamento de Ciências Sociais lembrou os 30 anos da Constituição Federal. Os participantes destacaram a força da participação popular na elaboração do texto e os riscos para a democracia no momento político atual.

O encarceramento feminino no Brasil

A taxa de aprisionamento de mulheres aumentou 503% nos últimos quinze anos – número superior ao dos homens. Mesmo assim, os presídios ainda são organizados sob uma ótica masculina e, diariamente, presidiárias sofrem com o descaso do sistema penitenciário.

Redes sociais: propaganda política e riscos

As redes sociais tornaram a difusão de informações mais veloz. Mas também têm sido determinantes para espalhar uma quantidade gigantesca de notícias falsas ou mesmo desinformar. Um debate realizado na Universidade discutiu o assunto.

Aldeias Infantis acolhem refugiados venezuelanos

Desde julho, as Aldeias Infantis SOS acolheram mais de 500 refugiados no Brasil, que viviam em situação precária em Roraima. O projeto presta assistência social e nutricional, auxílio para a inserção no mercado de trabalho, além de aulas de português.

Campanha política pelas redes sociais

A 3ª edição do MidForum, organizada pelo Departamento de Comunicação Social, abordou o uso de dados nas campanhas eleitorais de 2018. Durante o encontro foi discutido até que ponto o micro-direcionamento pode influenciar o eleitor.