Programas

Pilotis
O risco da notícia
Boa apuração, os perigos da investigação e a nova dinâmica do trabalho jornalístico. O programa traça um histórico do jornalismo investigativo desde o famoso caso Watergate até aos dias de hoje, em que o papel da Internet tornou-se fundamental.
Gramado e Canela
Uma viagem às cidades da serra gaúcha. O programa faz um passeio pelas principais atrações turísticas da região, como o Mini Mundo e suas réplicas de grandes obras da arquitetura mundial, além de mostrar museus que contam as origens do Rio Grande do Sul.
A revolta que parou o Rio

Em 1904, o Rio de Janeiro era uma cidade assolada por epidemias de inúmeras doenças, entre elas a varíola. O Pilotis trata do episódio que ficou conhecido na história como Revolta da Vacina, e que durante 10 dias conferiu um clima de caos e depredação à cidade. 

Você tem medo de quê?
Por que sentimos medo? O programa revela como essa sensação é explorada pela mídia e os bastidores das empresas que lucram com segurança. O programa traz ainda depoimentos de vítimas da violência e de Barry Glassner, autor do livro “Cultura do Medo”.
O sonho da revolução
Nos anos 60, muitos jovens entraram na luta armada e foram personagens de um dos períodos mais marcantes da história brasileira. O programa resgata as lembranças desses jovens e propõe uma reflexão sobre a época e os ideais que motivaram aquela geração.
Uma Segunda Chance

“Uma segunda chance” conta a história de refugiados que encontraram, no Brasil, a possibilidade de reconstruírem suas vidas. O programa utiliza depoimentos de personagens que contam os horrores que sofreram em conflitos, como os de Angola e o da Geórgia.

Uma bela época

No início do século XX, o Rio de Janeiro ganha ares franceses e se prepara para ser a Paris dos trópicos. Vinte anos após conquistar a capital parisiense, a Belle Époque chega à capital da República trazendo mudanças e impondo novos hábitos aos cariocas.

 

Confidências do itabirano
Um tímido que conseguia fazer rir até nas horas mais difíceis. Fãs e amigos, como os escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Gilberto Mendonça Teles, contam histórias e curiosidades sobre o mineiro Carlos Drummond de Andrade, que morreu em 1987.
Semana de 1922
Era 1922, ano do centenário da independência. Um grupo de intelectuais e artistas se reuniu para apontar novos caminhos para a cultura brasileira. O Modernismo pregava liberdade, crítica, humor, ruptura com velhos modelos e a valorização dos temas nacionais.