Programas

Pilotis
Semana de 1922
05/01/2002
Editor

exibido em 2002

Era 1922, ano do centenário da independência. Um grupo de intelectuais e artistas se reuniu para apontar novos caminhos para a cultura brasileira. O movimento modernista pregava liberdade, crítica, humor, ruptura com velhos modelos e a valorização dos temas nacionais.  A Semana de Arte Moderna surgiu de uma inquietação, sobretudo estética, e com o desejo de renovar a linguagem na literatura, nas artes plásticas e na música. O “Manifesto antropofágico”, de Oswald de Andrade, e “Macunaíma”, de Mario de Andrade, propunham uma revisão da história e um espírito nacionalista, que mudou os rumos da arquitetura no Brasil e influenciou a música do maestro Villa-Lobos. O Pilotis “Modernismo – arte com jeito brasileiro” traz entrevistas com o crítico musical Luiz Paulo Horta e com os professores do Departamento de Comunicação Social Vera Follain de Figueiredo e Sergio Mota. Participação especial: Telmo Fernandes.

Mais Recentes
Divina Cléo: imortal nas letras e em nossos corações

Para homenagear a nossa Divina Cléo, que completa um século de vida em 28 de agosto, a TV PUC-Rio relembra o programa que conta a história dessa “encantadora da palavra”, “professora perfeita”, como definem seus admiradores. Especialista em literatura portuguesa, Cleonice Berardinelli é imortal nas letras e em nossos corações.

O Museu Nacional e a paleontologia

Em 2003, a TV PUC-Rio produziu um programa sobre paleontologia, também conhecida como ciência dos fósseis. Alguns dos objetos de estudo mais importantes do país estavam localizados no Museu Nacional, destruído por um incêndio no domingo, dia 2 de setembro.