Muticom
Presença Solidária
Na Pascom do Regional Sul 1, da CNBB, testemunho, serviço, diálogo e anúncio são fundamentais no trabalho da comunicação. Para o coordenador, pe. Marcos Vinícius, agindo de forma organizada e em comunhão é possível realizar uma evangelização eficaz.
Uma farofa bem carioca
O grupo Farofa Carioca encerrou a programação do terceiro dia do Muticom. Os participantes, do encontro, de diferentes regiões do Brasil, conheceram mais o Rio de Janeiro pelas letras das músicas irreverentes da banda. Todo mundo caiu no samba.
Bíblia, jogos e redes
Para incentivar a leitura da Bíblia, jogos e brincadeiras. O método é utilizado pelo padre Geraldo Vieira, do departamento de Teologia da PUC-Rio. Mas há quem evangelize de outra maneira: a Rede Canção Nova usa redes sociais para difundir valores religiosos.
Mais perto da animação
Participantes do 7º Muticom fizeram uma visita ao Anima Mundi, na Casa França Brasil. Entre oficinas e exibição de curtas, eles conheceram o software Muan, um programa gratuito de animação stop motion e perceberam que fazer animação não é tão difícil.
Questão ambiental
A sustentabilidade foi um dos assuntos discutidos no 2º Encontro de Pesquisadores em Comunicação Social da PUC-Rio (Comgás). O jornalista e professor Leonel Aguiar destacou que o conceito de crise ambiental ficou mais claro a partir dos anos 80.
Futebol e mídia
No segundo dia do Encontro de Pesquisadores em Comunicação Social, o ComGás o futebol foi a bola da vez. A jornalista Luísa Prochnik apresentou parte da sua dissertação de mestrado. Ela mostrou a relação do futebol e da mídia no Brasil.
Compartilhando ideias
No terceiro dia do 7º Muticom, os visitantes dão suas impressões sobre o evento. Para eles, o Mutirão é uma oportunidade de aprender novas maneiras de a Igreja Católica se comunicar com o mundo. Cerca de 400 pessoas estão inscritas nas atividades do Muticom.
Um show de violão
Com repertório que reuniu composições do maestro Radamés Gnattali e de Aníbal Augusto Sardinha, o “Garoto”, o violonista Fernando Cury se apresentou no anfiteatro da PUC-Rio, no início da tarde. Cury encerrou com “Lamentos do Morro” e emocionou a plateia.
Jornalismo e realidade
O jornalista Marcelo Canellas ressaltou a importância de insistir em pautas que priorizem fatos cotidianos, muitas vezes esquecidos pelas grandes empresas de comunicação. Pela manhã, ele participou do Painel I: Documentário, ficção e vida cotidiana.