Muticom
O novo policial do Rio
“A sociedade não vai se reconstruir da noite para o dia”, afirmou o comandante-geral das UPPs, coronel Robson Rodrigues. Em entrevista à TV PUC-Rio, ele falou sobre a mudança na imagem do policial, afastando o estereótipo retratado no filme Tropa de Elite.
Intervir faz diferença
Intervir para mudar, construir estruturas de pensamento e de conhecimento que podem ser úteis para criar políticas sociais. Para a cineasta Moira Toledo, o amadurecimento profissional traz a consciência de que intervir pode fazer a diferença para mudar uma realidade.
A mídia contemporânea
Como as falhas de comunicação interferem numa determinada realidade foi um dos aspectos abordados no Painel II: uma reflexão sobre a mídia contemporânea, realizado pela manhã. Antes do debate, foi exibido o filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodansky.
Comunicar para muitos
Para a Pascom de Salvador, formada por 4 arquidioceses e 19 dioceses, o desafio é articular a comunicação numa estrutura tão grande. Para isso, a Pastoral utiliza assessoria de imprensa, jornal com distribuição de 20 mil exemplares, site e programa de TV.
Show de Jorge Vercillo
A apresentação do cantor e compositor Jorge Vercillo agitou a tarde de segunda-feira no Muticom. Com show acústico no Anfiteatro, Vercillo tocou músicas consagradas, além de algumas do último CD. Com as letras na ponta da língua, a plateia fez coro com o cantor.
Religião e mídia
Na conferência “Reflexão sobre a mídia contemporânea”, o professor da faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Wilson Gomes, afirmou que religião não é um produto mediático interessante e que o catolicismo atua pouco na mídia.
Chiquinho e cordel
Usar a literatura de cordel para contar a história de um santo. É o trabalho realizado pela Cia de Teatro Cenáculo, da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em São João de Meriti, que retrata no espetáculo "Chiquinho" trechos da vida de São Francisco de Assis.
Religião tecnológica
Nos estandes do 7º Muticom é possível ver a tecnologia em prol da religiosidade. Um software que auxilia o planejamento de cerimônias e arrecadação de dízimos é um exemplo. Em um outro estande há um aparelho que reproduz digitalmente sons de sinos.
O social como foco
Discutir questões sociais, como o tráfico de pessoas, é um dos objetivos da Pastoral da Comunicação da Regional Norte 2 da CNBB, que abrange os estados do Pará e Amapá. A Pascom também utiliza as redes sociais para dar visibilidade às ações pastorais.