Contraponto
Cidade fora da ordem
30/06/2010
Editor

exibido em: 25/06/2010

Criada no início de 2009, a Secretaria Especial da Ordem Pública está empreendendo uma ofensiva contra o caos urbano na cidade do Rio de Janeiro. Moradores de rua, comércio ilegal, poluição visual, imóveis irregulares e quem usa a rua como banheiro são os principais alvos dos fiscais.  O objetivo é reordenar a cidade e garantir o cumprimento do código de postura municipal, que orienta o cidadão sobre o que se pode ou não se pode fazer no espaço público.  Apesar das boas intenções, a secretaria adotou medidas impopulares como o reboque na orla e a proibição da venda nas praias de coco e de camarão no espeto. No Contraponto, vamos discutir os efeitos da operação choque de ordem e as implicações jurídicas e políticas.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.