Contraponto
Transparência nas urnas
30/06/2010
Editor

exibido em: 11/06/2010

No início de junho, o presidente Lula sancionou, sem vetos nem mudanças, a lei conhecida como Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça. A sanção ocorre a poucos dias do início das convenções partidárias para escolha dos candidatos. Agora falta definir alguns pontos polêmicos como a validade da lei em 2010 e como ela será aplicada. A campanha do Ficha Limpa surgiu de uma iniciativa popular do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, que arrecadou mais de 1 milhão e meio de assinaturas até dezembro do ano passado. O documento defendia punições para os candidatos que praticam atos de corrupção eleitoral. O Contraponto aproveita para discutir o sistema eleitoral, a obrigatoriedade do voto e a politização dos brasileiros.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.