Contraponto
Genéricos: vide bula
20/08/2010
Editor

exibido em:  20/08/2010

No primeiro semestre de 2010, a venda de genéricos cresceu 34% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foi o maior aumento desde 2003. Os genéricos são remédios que contêm o mesmo princípio ativo dos medicamentos de referência, aqueles conhecidos pela marca comercial. Em 99, entrou em vigor a lei que instituiu a venda dos genéricos como forma de melhorar o acesso da população à saúde. Pelo texto, os genéricos devem ser pelo menos 35% mais baratos do que os correspondentes de marca. No Contraponto, vamos discutir se os genéricos estão mesmo no dia-a-dia de pacientes e médicos e as alternativas para portadores de doenças crônicas, que nem sempre podem fazer uso desse tipo de remédio.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.