Contraponto
Nota$ Mu$icai$
13/05/2011
Editor

exibido em: 13/05/2011

 

No início de abril, denúncias publicadas em um jornal de grande circulação colocaram em xeque a atuação do Ecad, instituição responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais de músicas executadas no Brasil e no exterior. A possível existência de falsários que registram em seu nome composições de terceiros levantou dúvidas sobre o sistema de cadastramento e fiscalização do Ecad. Paralelamente, o Ministério da Cultura abriu uma consulta pública até o final de maio para que os interessados possam sugerir mudanças na lei de direito autoral, que entrou em vigor em 98. A proposta do Minc prevê alteração de sete pontos da legislação, entre eles, limitações do direito de autor e utilização de obras na internet. O Contraponto discute o direito autoral no Brasil e como novos artistas estão lidando com os desafios impostos pela internet.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.