Contraponto
Violência contra a mulher
18/03/2011
Editor

exibido em: 18/03/2011

Há cinco anos entrou em vigor a Lei Maria da Penha, que pune com prisão qualquer tipo de violência contra a mulher. Apesar disso, segundo a Fundação Perseu Abramo, a cada dois minutos cinco mulheres são espancadas. Há dez anos, esse número era quase o dobro. De acordo com a pesquisa, 15% dos agressores acreditam que agiram corretamente ou fariam de novo. A violência contra a mulher atinge todas as classes sociais e, geralmente, o agressor é o próprio marido ou companheiro da vítima. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, vamos discutir a construção do mito sexo frágil e os avanços da Lei Maria da Penha.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.