Contraponto
Questão palestina
30/09/2011
Editor

exibido em: 30/09/2011

 

No dia 23 de setembro, o presidente Mahmoud Abbas entregou um pedido oficial da Palestina para se tornar membro pleno das Nações Unidas. Nove dos dezesseis países que integram o Conselho de Segurança precisam aprovar o pedido. Os Estados Unidos já afirmaram que a adesão unilateral pode dificultar as negociações de paz com Israel. Para evitar um constrangimento diplomático, os americanos tentam convencer os demais países a votarem contra ou se absterem. Caso o pedido seja negado, ainda há possibilidade de a Palestina se tornar estado-observador, assim como o Vaticano. O Contraponto aborda a instabilidade política entre árabes e israelenses.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.