Contraponto
Brasil a limpo
25/05/2012
Editor

exibido em: 25/05/2012

Quase trinta anos após o fim do regime militar, a presidente Dilma Rousseff instalou a Comissão Nacional da Verdade. Durante dois anos, os sete integrantes vão trabalhar para esclarecer violações dos direitos humanos, ocorridas entre os anos de 1946 e 1988. O trabalho da comissão deve ser beneficiado pela Lei de Acesso à Informação Pública, que entrou em vigor no dia 16 de maio. A lei determina que o poder público deixe disponível a qualquer cidadão informações sobre as suas atividades. Mais um passo para a maturidade política do Brasil foi a criação da Lei da Ficha Limpa, declarada constitucional pelo STF em fevereiro.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.