Programas

Pilotis
Diálogos de tolerância
A intolerância provocou guerras em vários períodos da história mundial e, muitas vezes, essas disputas por território, poder e dinheiro foram mascaradas como conflitos religiosos. O programa promove um diálogo interreligioso para discutir a tolerância.
O Rio de ouro

O Rio é uma das cidades brasileiras com maior número de igrejas com arquitetura barroca e rococó, estilos que consagraram artistas como Aleijadinho e Mestre Valentim. “O Rio de Ouro” mostra a importância delas para o desenvolvimento da cidade.

O agitador da paz
Indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz, Dom Helder Camara percorreu o mundo pela causa dos pobres. “O agitador da paz” resgata a história do homem que participou da fundação da CNBB e foi tachado de subversivo por sua atuação política.
Corpo Humano
Entender a anatomia humana sempre foi um desejo do homem. "O corpo revelado" faz uma viagem pelo corpo humano e suas representações nas artes, na ciência e na religião. O programa mostra ainda a importância do estudo de cadáveres em universidades.
Bom pra cachorro
Se o cão é o melhor amigo do homem nada mais justo que ele seja tratado com mimos. “Vida de cão” mostra o crescimento do mercado de pet shops, conta histórias de cumplicidade entre homens e cães e revela como essa relação pode fazer bem à saúde.
Doenças da pobreza
Em pleno século XXI, o Brasil ainda tem doenças típicas de países pobres como leptospirose, hanseníase, doença de Chagas, esquistossomose, malária, leishmaniose e tuberculose. “Saúde para poucos” traça a realidade das chamadas doenças negligenciadas.
Movimento da beleza
Para o poeta Manuel Bandeira, a beleza é um tipo especial de poder. Para o filósofo Platão, beleza não é só aquilo que se vê. O programa “O movimento da beleza” percorre várias culturas para mostrar que a beleza pode ter muitos significados.
Na boca do mundo
Antes mesmo de comerem sozinhos, os bebês já conseguem se comunicar. A língua faz parte do nosso dia-a-dia desde pequenos e está presente em todos os povos e culturas. “Na boca do mundo” desvenda o funcionamento da linguagem e como a aprendemos.
Casa das lembranças
Em 1984, a eletricidade chegou ao Córrego dos Januários, na cidade de Inhapim, em Minas Gerais, e trouxe mudanças ao povoado. O programa resgata as histórias do lugar, que ganhou um espaço de preservação de suas tradições e memória, em agosto de 2008.