Contraponto
Impunidade
Em mais de 60 mil assassinatos ou tentativas de homicídio o criminoso ainda não foi punido. É o que revela um levantamento inédito do Ministério Público em todo o país. Má gestão e falta de estrutura das polícias podem estar entre as causas da impunidade.
A indústria da bola
Até a Copa de 2014, os clubes brasileiros devem aumentar seu faturamento anual para cerca de três bilhões de dólares. Contratos de publicidade, de transmissão de TV e transferência de jogadores são os itens que mais movimentam esse lucrativo mercado.
Mãe versus pai
Após a separação, mágoas e sentimentos de vingança podem transformar os filhos em armas para atingir o ex-marido ou a ex-mulher. Oitenta por cento dos filhos de pais separados sofrem ou sofreram algum tipo de alienação parental. Saiba mais no Contraponto.
Eleições 2010 2º turno
No dia 31 de outubro, os brasileiros voltaram às urnas para eleger mais um presidente. Depois de um primeiro turno morno, os candidatos foram para o confronto direto. A campanha foi marcada por escândalos, dossiês e polêmicas. Não perca este Contraponto Especial.
Oba, é feriado!
O Brasil tem onze feriados, de natureza religiosa, cívica e cultural. O feriado gera lucros para o turismo, mas traz prejuízos para o comércio e a indústria. O Contraponto discute como os feriados são instituídos e quais os impactos na economia.
Eleições 2010
Durante um mês e meio, os candidatos utilizaram a TV e o rádio para divulgar ideias e conquistar o eleitor. Na imprensa, os cidadãos acompanharam denúncias que envolviam candidatos ou pessoas próximas a eles. As eleições 2010 estão no Contraponto.
Jardim da discórdia
Uma briga entre uma comunidade que nasceu dentro do parque do Jardim Botânico foi parar na justiça. A União pediu a reintegração de posse do terreno, mas voltou atrás e pretende regularizar a situação das casas. Conheça os desdobramentos dessa história.
Que Barra é essa?
Em uma década, a Barra da Tijuca cresceu 120%. Com o crescimento chegaram os empreendimentos imobiliários, a oferta de serviços e o grande número de carros. O programa discute os problemas e os desafios do bairro por conta da Copa do Mundo e da Olimpíada.
Marcas na Cidade
Orelhões, prédios e monumentos pichados. Por ano, somente a Fundação Parques e Jardins gasta R$ 700 mil para consertar estátuas depredadas. O Contraponto discute aspectos culturais e jurídicos de atos de vandalismo e como poder público e empresas se protegem.