Resultado da busca
Ser alfabetizado em mais de um idioma pode ajudar no aprendizado

O aumento de escolas bilíngues no país trouxe questionamentos sobre a eficiência de alfabetizar uma criança em mais de um idioma. A professora da UFRGS Ingrid Finger veio à PUC-Rio durante o VI Ciclo de Debates em Linguagem para falar sobre o bilinguismo.

Superior da Companhia de Jesus visita Universidade

Primeiro latino-americano a ocupar o cargo de sucessor de Inácio de Loyola na Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa Abascal visitou a PUC em sua primeira viagem ao Brasil depois de assumir o posto há um ano. Durante a visita, ele conheceu o campus, plantou uma árvore e fez um discurso para alunos e funcionários.

O uso da tecnologia na educação infantil

Quadro negro e giz são coisas do passado? Algumas escolas estão adotando tablets e quadros interativos já na educação infantil como ferramentas para o aprendizado. Um encontro organizado pela Cooperativa de Psicólogos discutiu o assunto.

Quanto vale o Brasil que lê e quanto custa o Brasil que não lê?

Um simpósio organizado pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio reforçou a importância da leitura de pessoas e realidades, além da dos livros. Nele, foram apresentadas experiências do poder de transformação da prática da leitura.

Samba no campus com Ney Lopes e Moyses Marques

Os músicos Ney Lopes e Moyses Marques foram os convidados do Samba na PUC de quinta-feira, dia 19 de outubro. O show, organizado pela Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais, foi no anfiteatro Junito Brandão e animou a comunidade universitária.

Biblioteca celebra 20 anos do site e lança assistente virtual

Quando a internet ainda engatinhava no país, a biblioteca da PUC-Rio lançou uma página para facilitar o acesso dos usuários. Vinte anos depois, o site foi reformulado e agora os visitantes podem contar com a ajuda de uma assistente virtual, a corujinha Bia.


Secretário defende uso de tecnologia no combate à violência

O secretário municipal de Urbanismo do Rio, Índio da Costa, fez uma palestra na Universidade sobre o impacto da violência urbana e as consequências para pública e a educação e a saúde públicas. Ele defendeu o uso da tecnologia para combater a violência.


Uma homenagem ao transgressor e múltiplo Silviano Santiago

O escritor Silviano Santiago foi homenageado pelo Centro de Teologia e Ciências Humanas e pelo Departamento de Letras. O mineiro, vencedor dos prêmios Jabuti, Oceanos e Machado de Assis, tem uma estreita relação com a Universidade desde a década de 70.

Encontro aborda as marcas colonialismo na atualidade

Em encontro realizado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, pesquisadores brasileiros e estrangeiros refletiram sobre as consequências do colonialismo para a construção das identidades culturais, raciais e de gênero na sociedade contemporânea.