Resultado da busca
Áreas verdes foram instrumento de segregação racial na África do Sul

Um estudo da pesquisadora do Museu Nacional de História Natural de Paris, Nadia Belaïdi, mostrou como áreas verdes foram instrumento de segregação durante o apartheid na África do Sul. Ela apresentou o trabalho em um seminário sobre ecologia social na Universidade.

A arquitetura contemporânea de Brasil e Portugal

Pesquisadores brasileiros e portugueses estão mapeando a produção arquitetônica dos dois países no período pós-Revolução dos Cravos, em Portugal, e pós-ditadura militar, no Brasil. Na PUC, o trabalho reúne os departamentos de Arquitetura, História e Ciências Sociais.

No Alemão, violência exige estratégia no direito de ir e vir

A violência e a escassez de transporte público provocam impacto sobre a mobilidade dos 60 mil moradores do conjunto de favelas do Alemão. Um estudo elaborado pelo Brics Policy Center mostra como esses fatores afetam o dia a dia da população local.

Francisco Noa: literatura foi instrumento de resistência em Moçambique

Podemos entender muito da história dos lugares através da literatura. Moçambique, que foi colônia portuguesa até 1974, traz em sua arte literária o sentimento quase oposto do povo no período pré independência, quando viviam num território usurpado, e pós independência, quando se libertaram da imposição da cultura europeia.

Identidade e resistência contra o preconceito de cor

Novembro foi escolhido como o mês da Consciência Negra como uma forma de exaltar a memória de Zumbi dos Palmares, um dos líderes na luta contra a escravidão. Nas redes sociais, episódios recentes mostram que, no Brasil, ainda há preconceito de cor.

A influência da Revolução Russa no cinema e no teatro

Com incentivo do governo soviético, o cinema e o teatro tiveram grandes avanços durante o período revolucionário russo. Em comemoração aos cem anos da Revolução Russa, a PUC-Rio organizou um evento sobre evolução da arte soviética nesse período.

Moda inclusiva ainda é mercado pouco explorado no Brasil

Vestir-se é uma necessidade básica, mas também uma questão de identidade e autonomia. Sobretudo para quem tem necessidades especiais. Um desfile de moda inclusiva mostrou que, apesar da demanda, o mercado de roupas adaptadas é pouco explorado no país.

Unidades socioeducativas do Rio funcionam como presídios

Um relatório do Mecanismo Estadual de Combate e Prevenção à Tortura, que analisou as unidades socioeducativas do Rio de Janeiro, revela que essas instituições funcionam como presídios. Os dados revelam uma realidade de violência no atendimento a menores em conflito com a lei.

A relação entre ritual e arte na dança afro-brasileira

Em seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, os bailarinos das companhias de dança Bamboyá e Carne Nobre falaram sobre a relação entre o ritual e a arte na dança afro contemporânea.