Resultado da busca
Maio de 68: influências no cinema e no teatro

Os movimentos de maio de 1968 influenciaram não só a política como também a arte francesa. No último dia de debates organizados pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, especialistas apresentaram os impactos do protestos para o cinema e o teatro.

Os múltiplos talentos de Zezé Motta

Ícone da dramaturgia nacional, Zezé Motta fez história ao encarnar personagens como Xica da Silva e, mais recentemente, a Grande Mãe, em “O outro lado do paraíso”. Com uma extensa carreira musical, ela lançou recentemente o disco “O samba mandou me chamar”.

Desejo de mudança moveu Maio de 68 no Brasil e na França

O desejo de mudança mobilizou estudantes brasileiros e franceses nos movimentos de Maio de 68. Em encontro organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio, o cientista político Jean-François Deluchey resgatou a memória dos franceses nos protestos.

Engenharia pode ajudar medicina

Muitas áreas da engenharia podem ser aliadas da medicina e ajudar no tratamento de pacientes e em procedimentos cirúrgicos. Professores da universidade de Stanford e um pesquisador da Fiocruz vieram à PUC-Rio para debater inovações tecnológicas na área médica.

Debate marca aniversário de 130 anos da abolição

Marcando o aniversário de 130 anos da abolição da escravatura no Brasil, a mesa redonda “Cultura e arte negra” trouxe para o debate temas como resistência e representatividade negras. O evento contou com a presença de Zezé Motta, Licínio Januário e Yza Diordi.

Maio de 1968 e a Revolução Russa

No segundo dia de discussões sobre os movimentos de maio de 68, especialistas destacaram semelhanças e diferenças entre a Revolução Russa, de 1917, e as reivindicações de estudantes parisienses que influenciaram politicamente o mundo.

Sociólogo da London School defende taxar grandes fortunas

Em palestra na Universidde, o sociólogo da London School of Economics Mike Savage defendeu taxar grandes fortunas como uma medida para reduzir a desigualdade social. Segundo ele, é mais fácil resolver o problema quando se põe a questão em primeiro lugar.

As influências do Maio de 68

O Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da PUC-Rio promoveu um debate para pensar interpretações e reinvenções do Maio de 68. O movimento iniciou quando universitários parisienses saíram às ruas para protestar por reformas na educação.

Pré-vestibular comunitário abre turma para cegos

O Pré-vestibular Seja Mais é destinado alunos de baixa renda que já terminaram o ensino médio e querem concorrer a uma vaga para entrar na universidade. Este ano, pela primeira vez, foi criada uma turma para pessoas com deficiência visual.