Resultado da busca
Falta de planejamento de parques eólicos gerou impactos no NE

Desde o apagão que deixou o Brasil às escuras em 2001, o Governo Federal começou a diversificar a matriz elétrica do país, investindo em energias sustentáveis, como a eólica. Em 2016, o Brasil passou a Itália no ranking mundial de capacidade instalada, ficando em 9°.

Isolamento impede desenvolvimento de quilombolas

Apesar de habitarem paraísos ecológicos como unidades de conservação, os quilombolas também vivem sob condições de extrema pobreza. Essa combinação, que impede a entrada de novas tecnologias atrapalha o desenvolvimento das comunidades, afirma pesquisador.


Festival de Primavera encerra mistura que vai de funk a MPB

Depois de uma semana de debates, oficinas de dança e apresentações de teatro, o Festival de Primavera encerrou com uma mistura de ritmos em diversos shows gratuitos no ginásio da PUC. Entre os convidados, o grupo Dream Team do Passinho e Rincón Sapiência.

Aplicativo pode ajudar a combater intolerância religiosa

No Rio de Janeiro, as maiores vítimas de intolerância religiosa são seguidores de religiões de matriz africana, que representam 91% dos casos registrados entre agosto e outubro. Para combater esse tipo de violência, um aplicativo foi desenvolvido para auxiliar nas denúncias.

Silvio Tendler questiona atual sistema econômico

Em novo documentário, Silvio Tendler expõe as injustiças de uma sociedade ditada pelo capitalismo financeiro, que zela pela própria sobrevivência. Dedo na Ferida ganhou prêmio de melhor longa documentário pelo júri popular, no último Festival do Rio.

Longa de Walter Carvalho faz reflexão sobre arte de filmar

Um dos maiores diretores de fotografia do mundo, Walter Carvalho veio à PUC-Rio para falar de seu último trabalho “Um filme de cinema”. Para fazer o longa, Carvalho entrevistou cineastas como Bela Tárr, Andrezj Wajda, Gus van Sant e Ken Loach.


Ameaças à democracia na era Trump

Casos de corrupção e enriquecimento ilícito de políticos têm provocado o descontentamento de cidadãos com instituições democráticas e elites no mundo. Em conferência internacional, especialistas discutiram a sustentabilidade da democracia na era Trump.

O papel do Brasil na missão de paz no Haiti

A missão brasileira no Haiti durou treze anos e, após o sucesso dela, as Forças Armadas foram convidadas para outras ações de paz, no Líbano e na Ásia. Um seminário do Ministério da Defesa discutiu o êxito da atuação do Brasil na ilha caribenha.

Múltiplos olhares sobre a África

O seminário Áfricas: Singular Plural discutiu diferentes abordagens sobre o continente. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, voltado a pós-graduandos da PUC-Rio e do mestrado em Relações Étnico-Raciais do Cefet.