Contraponto
Mãe versus pai
05/11/2010
Editor

exibido em:  05/11/2010

No último dia 15 de outubro, a justiça indiciou André Marins por torturar a filha Joanna Marcenal, de cinco anos. A menina morreu em agosto após ser atendida por um falso médico e ficar 30 dias em coma. A polícia ainda investiga o caso, que trouxe à tona uma complicada situação familiar. O pai e a mãe da menina protagonizam uma guerra familiar e Joanna estava no centro da disputa. Para especialistas, trata-se de um caso de alienação parental. Em agosto foi sancionada uma lei que prevê punições para quem impede a convivência de crianças e adolescentes com um dos pais. Após a separação, as mágoas e os sentimentos de vingança podem transformar os filhos em armas para atingir o ex-marido ou a ex-mulher. Oitenta por cento dos filhos de pais separados sofrem ou sofreram algum tipo de alienação parental. Quase sempre é a mãe quem manipula os filhos contra os pais.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.