Programas

Pilotis
Casa das lembranças
10/11/2008
Editor

exibido em: 10/11/2008

Em 1984, a eletricidade chegou ao Córrego dos Januários, na cidade de Inhapim, em Minas Gerais, e trouxe mudanças ao povoado. As tradições regionais foram deixadas de lado para dar lugar à televisão. O medo de que a lembrança das comidas típicas, danças e rituais do local se perdessem mobilizou a escritora Maria de Lourdes Souza, a Toquinha, que nasceu e viveu a infância em Córrego dos Januários. Ela escrevia sobre as experiências vividas no povoado e tinha o desejo de resgatar essas tradições. Por meio dos contos de Toquinha, a psicóloga Denise Gusmão conheceu a história do lugar e decidiu fazer dele sua dissertação de mestrado. Juntas, elas registraram fotos, imagens e depoimentos de antigos moradores. O programa faz um resgate das histórias do povoado, que culminou na inauguração da Casa de Memória e Cultura de Córrego dos Januários, em agosto de 2008. A casa reúne o acervo histórico do lugar e tem como objetivo preservar a cultura local, principalmente entre os jovens.

Mais Recentes
Divina Cléo: imortal nas letras e em nossos corações

Para homenagear a nossa Divina Cléo, que completa um século de vida em 28 de agosto, a TV PUC-Rio relembra o programa que conta a história dessa “encantadora da palavra”, “professora perfeita”, como definem seus admiradores. Especialista em literatura portuguesa, Cleonice Berardinelli é imortal nas letras e em nossos corações.

O Museu Nacional e a paleontologia

Em 2003, a TV PUC-Rio produziu um programa sobre paleontologia, também conhecida como ciência dos fósseis. Alguns dos objetos de estudo mais importantes do país estavam localizados no Museu Nacional, destruído por um incêndio no domingo, dia 2 de setembro.