Resultado da busca
Cigarro eletrônico não ajuda a parar de fumar

Estudos mostram que o cigarro eletrônico tem menos substâncias tóxicas em comparação ao cigarro convencional. Mas isso não significa que o dispositivo é bom para a saúde. O comércio desse dispositivo é proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

As contradições da república brasileira

Quando Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República, em 1889, o Brasil estava prestes a entrar em um período contraditório: marcado por duas ditaduras, avanços nas questões sociais e uma economia que alternou o liberalismo econômico com a intervenção estatal.

Alunos aprendem técnicas de desenho realista e xilogravura

Na 11ª Semana de Design, alunos aperfeiçoaram técnicas de desenho realista, uma forma de retratar fielmente a realidade, e de xilogravura, uma técnica de impressão milenar, em oficinas organizadas por alunos do Departamento de Artes & Design.

Os desafios do sistema penitenciário brasileiro

Há 25 anos, o massacre do Carandiru, em São Paulo, inaugurava uma nova política de encarceramento no Brasil, com a construção de presídios e o aumento do número de presos, o que gerou uma série de questionamentos sobre o sistema penitenciário brasileiro.

Iniciativa de ex-alunos busca dar voz a quem está na rua

Ouvir histórias e transformar a cidade. Esse é o objetivo do Rio Invisível, projeto de dois ex-alunos de Comunicação Social da PUC-Rio que já tem mais de 90 mil curtidas no Facebook e busca dar voz às pessoas que vivem nas ruas da cidade.

Ciespi lança campanha para primeira infância na Rocinha

Chamar a atenção para os desafios no atendimento à primeira infância na Rocinha é o tema central da recente campanha do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, o Ciespi. Além da conscientização, as ações buscam também envolver o poder público.

População urbana deve se engajar nos problemas da Amazônia

A intervenção do homem na Amazônia coloca em risco as riquezas naturais e culturais da maior floresta tropical do mundo e povos nativos lutam pela recuperação de seu território e identidade. Essas questões foram tema da Semana de Estudos Amazônicos na PUC-Rio.

Os desafios de povos indígenas no campo e na cidade

Durante a Semana de Estudos Amazônicos, especialistas discutiram os desafios de povos indígenas após ações que causaram grande impacto ambiental. Hoje, muitos grupos lutam para recuperar as tradições na cidade através de uma resistência afirmativa.

Vacina é uma das esperanças na luta contra o câncer

Novos métodos de tratamento contra o câncer, como uma vacina antitumoral, foram tema do Simpósio de Inovação e Tecnologia em Saúde, promovido pela PUC-Rio, em parceria com o INCA. O câncer é a segunda causa de morte no país, atrás apenas de doenças cardiovasculares.