Programas

Pilotis
Golpe e democracia
31/03/2014
Editor

exibido em: 31/03/2014

Em 31 de março de 1964 o presidente João Goulart foi deposto por um golpe militar que levou a uma ditadura de 21 anos. O período foi marcado por censura, tortura e repressão àqueles que lutavam pelo reestabelecimento do regime democrático. Para refletir sobre os efeitos da ditadura militar 50 anos depois, o programa “Brasil democrático pós-64” conta com entrevistas de importantes personalidades. O historiador Daniel Aarão Reis faz uma análise crítica da época e de sua atuação na guerrilha armada. O jornalista Álvaro Caldas fala sobre o papel da Comissão da Verdade no esclarecimento dos fatos. O sociólogo Ricardo Ismael faz uma contextualização sobre os efeitos da ditadura militar nos dias de hoje, compara as manifestações da época com as atuais e explica o impacto da ditadura militar no regime político-eleitoral brasileiro. O programa também relembra a Casa da Morte de Petrópolis, um dos principais centros de tortura aos opositores do regime militar e conta a história da única sobrevivente, Inês Etienne.

Mais Recentes
Divina Cléo: imortal nas letras e em nossos corações

Para homenagear a nossa Divina Cléo, que completa um século de vida em 28 de agosto, a TV PUC-Rio relembra o programa que conta a história dessa “encantadora da palavra”, “professora perfeita”, como definem seus admiradores. Especialista em literatura portuguesa, Cleonice Berardinelli é imortal nas letras e em nossos corações.

O Museu Nacional e a paleontologia

Em 2003, a TV PUC-Rio produziu um programa sobre paleontologia, também conhecida como ciência dos fósseis. Alguns dos objetos de estudo mais importantes do país estavam localizados no Museu Nacional, destruído por um incêndio no domingo, dia 2 de setembro.