Especial

Entrevistas e Séries
Barulhento silêncio

Um dor que muitas mulheres mantêm em silêncio. Quantas já não se sentiram pressionadas ou foram obrigadas a fazer sexo com o namorado ou o marido? A estudante de Cinema da PUC-Rio Marccela Moreno escolheu contar quatro histórias de mulheres vítimas de estupros cometidos por parceiros íntimos no documentário “O mais barulhento silêncio”. O filme foi produzido para a disciplina Projeto I.

Cultura do estupro

Apenas 10% dos casos de estupro são denunciados à polícia. É o que mostra um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2014. No Rio, a polícia investiga o caso de uma adolescente que pode ter sido violentada por mais de trinta homens. A TV PUC-Rio entrevistou a professora Luciene de Medeiros, especialista em violência contra a mulher para falar sobre a cultura de estupro.

Sem violência!

A violência doméstica é a principal causa de mortes de mulheres entre 16 e 44 anos. Em 70% dos casos, o agressor é o companheiro da vítima. A Editora da PUC-Rio lançará no dia 29 de abril, o livro “Em briga de marido e mulher o Estado deve meter a colher: políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulher”. Conversamos com a autora, Luciene Medeiros, professora do Departamento de Serviço Social da universidade, sobre a importância de combater o problema.

Sobre o tempo

O impacto do tempo e a percepção das pessoas sobre ele no mundo contemporâneo são o tema central do novo filme da documentarista Adriana Dutra. O longa “Quanto tempo o tempo tem” faz parte de uma trilogia e a diretora conversou com nossa equipe sobre ele.

Ex-alunos na novela

A parceria de Felipe Cabral e Claudia Sardinha começou ainda nos tempos de faculdade. Ex-alunos de Comunicação Social, eles trabalharam juntos na websérie “Quero ser solteira” e agora integram a equipe de roteiristas da nova novela das 19h da TV Globo.

O drama do crack

Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Brasil é o maior mercado de crack do mundo, responsável por 20% do consumo da droga no planeta. Para entender o universo dos dependentes, a antropóloga Taniele Rui foi às ruas de São Paulo, e agora do Rio de Janeiro. Em entrevista à TV PUC-Rio, ela revela o perfil dos usuários e a dinâmica das cracolândias.

Chaves e tapiocas Ep. 5

No Entre chaves e tapiocas de hoje venha conferir as histórias de José Cabral, um pernambucano sorridente que se amarra em comer um franguinho com farofa. 

Chaves e tapiocas Ep. 4

Sexta-feira é dia de Entre chaves e tapiocas. O episódio de hoje é com o Genivaldo Ferreira Nascimento, um cearense muito gente boa que, depois de morar em muitos lugares do Brasil, virou carioca de coração.

Chaves e tapiocas Ep.3

O terceiro episódio da série “Entre chaves e tapiocas” é com o porteiro mais namorador de Copacabana. Ficou curioso? Conheça José Santos da Silva, um paraibano que está sempre de bem com a vida.