Contraponto
Educar pela diferença
A presidente Dilma Rousseff suspendeu temporariamente a distribuição do kit anti-homofobia nas escolas públicas por considerá-lo inadequado. O MEC estuda a possiblidade de torná-lo mais abrangente e inserir a discussão sobre outras formas de preconceito.
Nois sabe lê
Um livro distribuído pelo MEC gerou polêmica ao admitir a possiblidade de expressões incorretas gramaticalmente, mas que seriam aceitáveis na língua falada. O programa traz a opinião de educadores e aproveita para falar sobre a qualidade do ensino.
Brasil sem miseráveis
Dezesseis milhões de brasileiros têm renda mensal menor que 70 reais. Em junho, o Governo Federal deve lançar um plano para erradicar a miséria no país até 2014, com ações de transferência de renda, capacitação profissional e ampliação de serviços públicos.
Nota$ Mu$icai$
O Ministério da Cultura abriu consulta pública para que os interessados possam sugerir mudanças na lei de direito autoral, em vigor desde 98. O Contraponto discute o assunto e como novos artistas estão lidando com os desafios impostos pela internet.
Futebol na TV
Em março, a RedeTV venceu licitação promovida pelo Clube dos 13 para transmitir o Brasileirão nos próximos três anos. No entanto, 15 clubes já assinaram separadamente contratos com a TV Globo para transmissão dos jogos do campeonato. Entenda a polêmica.
Epidemia Inevitável?
Mesmo com a redução dos casos de dengue no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado, as autoridades brasileiras estão em alerta. São Paulo, Piauí, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco também já informaram ocorrências do vírus tipo 4.
Tráfico de armas
Dezoito cidades brasileiras servem como porta de entrada de armas ilegais, mas grande parte do armamento entra legalmente no país e acaba sendo desviado para criminosos. O tráfico de armas e a sua relação com o tráfico de drogas é o assunto deste Contraponto.
Violência contra a mulher
Segundo a Fundação Perseu Abramo, a cada dois minutos cinco mulheres são espancadas. Há dez anos, esse número era quase o dobro. O Contraponto discute a violência contra a mulher, o que mudou com a lei Maria da Penha e o mito do sexo frágil .
Paz: até quando?
No fim de novembro, uma ação das polícias e das Forças Armadas retomou o controle do estado no conjunto de favelas da Penha e do Alemão. Além de prender traficantes, apreender armas e drogas, a polícia, aos poucos, reconquista a confiança dos cariocas.