Contraponto
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.

Terceirização

A aprovação do Projeto de Lei que regulamenta a terceirização gerou manifestações pelo Brasil. Para os trabalhadores, o serviço terceirizado é uma forma de precarização dos direitos. Já as indústrias acreditam que a regulamentação é necessária.

Pátria Educadora?

O Brasil cumpriu duas das cinco metas para a educação estabelecidas pela Unesco, em 2000. A melhoria no setor é a prioridade do governo, que traz como lema: “Brasil, pátria educadora”. Mas a responsabilidade pela educação não é só do Governo Federal.

Ajuste Fiscal

Depois de fechar 2014 com um déficit nas contas públicas, o Governo Federal deu início ao ajuste fiscal. O pacote de austeridade tenta recuperar a credibilidade da economia. O corte de gastos vai da pensão por morte até o seguro-desemprego.

Desmilitarização da PM

A morte de uma criança de 10 anos, no Complexo do Alemão, reacendeu o debate sobre a segurança pública e a atuação das polícias. Uma das propostas de mudança é a desmilitarização da PM.

Maioridade penal

Tramita na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda Constitucional para reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. A mudança poderia agravar a superlotação do sistema carcerário brasileiro. Afinal, será que prender mais diminui a criminalidade entre menores? 

A vida por um fio

Quase 30 mil pessoas esperam por um órgão no Brasil. Para cada doador morto, cerca de oito órgãos podem ser doados. No Contraponto, vamos abordar o papel da família no processo da doação e como é a vida de quem já foi transplantado. 

Energia para o futuro

Mais uma vez a longa estiagem aponta para uma fragilidade do setor elétrico brasileiro. As hidrelétricas são responsáveis por 66% da energia produzida no país e é cada vez mais importante pensar em fontes renováveis como solar, eólica, biomassa e por ondas. 

Marcas da dor

Adolescentes cortam o próprio corpo para aliviar sentimento de angústia, vazio e desespero. A automutilação é um transtorno psicológico geralmente associado à depressão e TOC. No Facebook, existem páginas sobre o assunto com cerca de vinte mil curtidas.