Contraponto
Jardim da discórdia
24/09/2010
Editor

exibido em:  24/09/2010

Há mais de 50 anos, o Jardim Botânico do Rio permitiu que funcionários construíssem moradias dentro da área do parque para ficarem mais próximos do trabalho. De lá para cá, o número de casas aumentou e o caso foi parar na justiça. No dia 30 de junho de 2010, o Governo Federal obteve um mandado de reintegração de posse das 589 casas que compõem a comunidade do Horto. Mas a Secretaria de Patrimônio da União decidiu não cumprir o mandado e alega estar cadastrando os moradores com o objetivo de dar títulos de propriedade às famílias de baixa renda. O Contraponto discute os desdobramentos dessa história.

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.