Contraponto
O Brasil na rua
20/06/2013
Editor

exibido em: 20/06/2013

Eles deixaram de ser uma multidão virtual e ganharam as ruas do país. O primeiro grito foi contra o aumento das passagens de ônibus. Foram rechaçados pela polícia. A resposta não demorou. A multidão se multiplicou e passou a pedir também o fim da violência, mais verbas para saúde e educação e expressou muitas insatisfações. Todos os dias, as redes sociais são inundadas com novas convocações. Ainda não se sabe ao certo o que foi determinante para mobilizar uma geração que parecia adormecida. Mas é curioso que os protestos ocorram no ano em que lembramos os 45 anos da passeata dos Cem Mil e os 25 anos da Constituinte.

 

Mais Recentes
A crise paraguaia e o Mercosul
No dia 22 de junho, Fernando Lugo, ex-presidente do Paraguai foi destituído do cargo por má administração. A apenas nove meses de um novo pleito, Lugo sofreu um impeachment recorde, os parlamentares levaram 24 horas para destituir o presidente.
Reforma Política

A reforma política começou a ser votada na Câmara dos Deputados. Os primeiros resultados indicam poucas mudanças nas atuais regras. O sistema proporcional e o financiamento privado de campanhas foram mantidos.